EXTENSIÓN UNIVERSITARIA A FAVOR DE LA INCLUSIÓN DIGITAL DE LA COMUNIDAD DEL NORTE DE CEARÁ

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5570.p5-11.2024

Palabras clave:

projeto de extensão, inclusão digital, aprendizagem colaborativa

Resumen

El objetivo de este estudio era describir la importancia del proyecto «Inclusión digital y aprendizaje colaborativo en Canindé» para reducir la brecha digital y fomentar el desarrollo local. Se utilizó un enfoque cualitativo y descriptivo, aplicando un cuestionario para evaluar los conocimientos informáticos de la comunidad. Los resultados muestran un gran interés por aprender herramientas informáticas y web básicas. El debate subraya la necesidad de equilibrar la formación del profesorado, la infraestructura y el plan de estudios para una aplicación eficaz de las tecnologías. Se concluye que los proyectos de inclusión digital son esenciales para empoderar a la población y promover la equidad social, y que se necesita una inversión gubernamental más sólida.

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Biografía del autor/a

Karla Angélica Silva do Nascimento, Centro Universitário Christus

Professora da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará; Professora do Mestrado Profissional de Ensino da Saúde e Tecnologias Educacionais e do Núcleo de Educação a Distância Centro Universitário Christus; Professora do curso de Pedagogia da FECISC/UECE. Pós-doutora pela Universidade Estadual do Ceará; Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará; Mestra em Educação (Formação de Professores) pela Universidade Estadual do Ceará; Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará. Editora da Revista Educação Formação do PPGE/UECE; Editora Gerente da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades. Membro do comitê científico da Revista Brasileira de Educação (RBE), Revista EaD em Foco, da Hachetetepé: Revista científica de Educación y Comunicación. Membro da comissão científica Congresso Brasileiro de Informática na educação. Membro do projeto de pesquisa Qualificação de periódicos científicos de educação: articular para internacionalizar (2023-atual), financiado pela FUNCAP e CNPq. Membro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED). 

Júlio César Almeida Cirino, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé - FECISC/UECE.

Antonia Leonarda Silva Amorim, Universidade Estadual do Ceará

Graduando do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará, Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé - FECISC/UECE.

Line Maria de Lima Gadelha, Centro Universitário Christus

Aluna do Mestrado Profissional em Ensino na Saúde e Tecnologias Digitais do Centro Universitário Christus, MESTED/Unichristus.

Publicado

2024-11-28

Número

Sección

Artigos Originais