Avaliação dos processos de estudo e autorregulação da aprendizagem dos discentes de um curso de medicina

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5630.p42-50.2024

Palabras clave:

aprendizagem, autorregulação, processo de estudo

Resumen

O sucesso acadêmico é influenciado por muitos fatores, entre eles técnicas de aprendizagem, automotivação,  gerenciamento de tempo, autorregulação e tipos de estudo. O desenvolvimento da autorregulação é uma aptidão natural do ser humano, mas pode ser ensinada, contribuindo assim, com a capacidade de o aluno evoluir em sua aprendizagem. Outro fator importante no desempenho acadêmico é o processo de estudo (superficial, profundo e estratégico).  O objetivo do presente estudo foi avaliar os processos de estudo e a autorregulação da aprendizagem dos alunos do primeiro ao oitavo semestres de um curso de Medicina. Foram incluídos alunos com idade superior a 18 anos, que receberam formulário Google forms, através do whastapp, para avaliação dos processos de estudo e do processo de auto-regulação do estudo. Resultados: Participaram 643 discentes, idade média de 23,8 anos e 67,2% feminino. 91,3% dos discentes usam slides do professor como principal ferramenta de estudo e 73,6% apresentam estudo do tipo consistente. Na avaliação dos processos de estudo (IPE), os alunos obtiveram maiores escores nos itens relativos a aprendizagem profunda e na avaliação da autorregulação do estudo (IPAA), a mediana do escore foi 3,89. Conclusão: Embora seja um processo complexo, a autorregulação deve ser ensinada e aprimorada no contexto educativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lívia Farias Barbosa, Unichristus/CE

Aluna do Mestrado Ensino em Saúde e Tecnologias Educacionais - UNICHRISTUS

Centro Universitário Christus, Brasil

Marcela Olímpio Vasconcelos Carneiro, Unichristus/CE

Estudante de Medicina, Bolsista de Iniciação Científica

Centro Universitário Christus, Brasil

Maria Gabriella Alves Tavares , Unichristus/CE

Estudante de Medicina, Bolsista de Iniciação Científica

Centro Universitário Christus, Brasil

Ana Luise Almeida da Cunha , Unichristus/CE

Acadêmica do Curso de Medicina Centro Universitário Christus(UNICHRISTUS), Brasil

Publicado

2024-12-11

Número

Sección

Artigos de Revisão