Inclusão educacional no ensino técnico profissionalizante da ept: desafios e perspectivas

challenges and perspectives

Autores

  • I. S. LIMA Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI) https://orcid.org/0000-0002-0326-1391
  • J. L. R. SOUSA Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Docente no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Coordenadora acadêmica do mestrado do PROFEPT.  Teresina - PI - Brasil https://orcid.org/0000-0003-1586-1981

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.127.5030.p14-16.2024

Palavras-chave:

Ensino Técnico Profissionalizante, Educação Profissional Tecnológica (EPT), Inclusão Educacional, Inclusão na EPT, inclusão de estudantes com deficiência.

Resumo

Este artigo aborda a complexa questão da inclusão no contexto do Ensino Técnico Profissionalizante. São expostos e analisados os desafios que as instituições de ensino da Educação Profissional Tecnológica (EPT) e os educadores enfrentam ao tentar criar ambientes inclusivos e oferecer oportunidades educacionais equitativas para todos os estudantes. Utiliza a revisão de literatura como metodologia. Essa revisão inclui artigos, dissertações, teses e livros como fontes de pesquisa e mais trabalhos científicos existentes nas instituições de ensino e pesquisa do Brasil que são disponibilizados em seus repositórios institucionais. Em resumo, o artigo destaca a necessidade premente de promover a inclusão na EPT e oferece insights sobre como superar os desafios associados a essa missão, levando em consideração as demandas sociais e individuais dos diversos sujeitos que ingressam na instituição.

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Biografia do Autor

I. S. LIMA, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI)

J. L. R. SOUSA, Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Docente no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Coordenadora acadêmica do mestrado do PROFEPT.  Teresina - PI - Brasil

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza. Docente no  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí e Coordenadora acadêmica do mestrado do PROFEPT.  Teresina - PI - Brasil

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Publicado

2025-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais