Conectando saberes: a interseção entre educação, jogo e docência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.127.5041.p7-9.2024

Palavras-chave:

educação, jogo, docência

Resumo

Refletir sobre o atual panorama educacional implica compreender a urgência de adotar uma abordagem cuidadosa, receptiva ao "novo" e alinhada às transformações sociais. Este estudo visa a apresentar perspectivas sustentadas por autores dedicados à exploração dos jogos e de suas potencialidades no processo de ensino e aprendizagem. Assim, é imperativo difundir o conhecimento acerca dos jogos e das oportunidades que podem catalisar a "inovação" no ambiente educacional. Promover um local propício para práticas inovadoras é uma empreitada desafiadora que requer uma gestão participativa, formada por educadores que estimulam a curiosidade dos alunos e proporcionam aulas contextualizadas, fiéis à realidade em que os alunos estão inseridos. Essa abordagem visa a incitar uma reflexão nos estudantes sobre seu processo formativo e seu potencial para contribuir com a sociedade, tornando-se cidadãos participativos e ativos, plenamente conscientes de suas responsabilidades. A reflexão sobre conceitos e definições destaca a importância de integrar os jogos como instrumentos pedagógicos no contexto educacional.

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Biografia do Autor

Luana Caetano de Medeiros Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestra em Ensino na Saúde (CMEPES/UECE). Possui especialização em Educação Infantil e graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente é coordenadora pedagógica voluntária do Instituto Nexos, coordenadora pedagógica voluntária do Centro de Estudos sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), do Institudo de Educação Física e Esportes (IEFES/ UFC) e professora de Educação Física da Secretaria da Educação Básica do Ceará (SEDUC-CE) . Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física escolar, educação, saúde mental, ludicidade, Infância, jogos cooperativos, mapas afetivos, metodologias ativas e museus.

Charlline Vládia Silva de Melo, Universidade Federal do Ceará

Divulgadora Científica e Pesquisadora de Educação Museal e Centro de Ciências, Jogos para o Ensino Interdisciplinar, Espaços não formais e o ensino de Ciências, Pós doutorado em Educação (UFC-2023), Doutora em Ensino (RENOEN-UFC-2023), Mestre em Microbiologia Médica (CEMM-UFC-2015), Pós Graduanda em Divulgação Científica (IFRJ - 2023), Especialista em Docência e Tutoria em Educação a Distância e Ensino Superior (UNICA-2021), Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular aplicada a Saúde (UECE-2010), Graduada em Pedagogia (UNINASSAU-2020), Graduada em Ciências Biológicas Lic. (UEVA-2008). Membro do REM - Brasil- Rede de Educadores em Museus, REM-CE - Rede de Educadores em Museus do Ceará, GEPENCI (UFC/CNPQ) - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências - (UFC), GREPET (IFCE/CNPQ), Grupos de Pesquisa em Educação, Recursos Didáticos, Educacionais e Tecnológicos, Membro da Sociedade Brasileira de Progresso da Ciências (SBPC), Membro da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC) e Participa do projeto de extensão Brinquedos Terapêuticos (FAMED/UFC/CNPQ). Atualmente é Coordenadora de Projetos do Instituto de Proteção Ambiental do Ceará (INVIPA), Coordenadora e Formadora Educacional do Eixo Formação e Divulgação Cientifica do Instituto Nexos e do Museu do Brinquedo de Fortaleza, Coordenadora Voluntária de Ensino e Divulgação Científica do Programa (CELULA/UFC/CNPQ). Docente de nível , médio, superior e técnico. Além de desenvolver pesquisas nas áreas de Espaços não formais de ensino, Educação e Gestão Ambiental, Formação Inicial e Continuada de Docentes, Montagem de espaços e laboratórios de Ciências, curadoria de exposições e práticas de ensino.

Arnilza Torres Amaral Morano, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2016) e graduação em Pedagogia (Regime Especial), Licenciatura plena pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), Pós graduanda em psicopedagogia (Lato Senso) pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, Mestranda pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Morfofuncionais no Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, na linha de Ensino e Divulgação das Ciências Morfológicas. Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral e Ensino e Divulgação Científica.

João Erivan Façanha Barreto, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1991), Residência Médica em Cirurgia Geral pelo Hospital das Clínicas da UFC (1993), Título de Especialista em Morfologia pela UFC (1994), Mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2005), Título de Especialista em Neuropsicologia - Unichristus (2009), Bacharelado em Teologia pela Faculdade Católica de Fortaleza - FCF (2017) e Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela UFC (2021). Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará onde leciona a disciplina de Anatomia Humana. Professor Permanente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais (UFC). Médico do Instituto Dr. José Frota - Unidade Centro (Frotão) onde atuou cirurgião do trauma e plantonista da Sala de Recuperação Pós-Anestésica e Cirúrgica (1993-2020). Vice-presidente do Conselho Estadual de Distribuição de Cadáveres para Fins de Ensino do Estado do Ceará (CEDICE - 2016). Co-autor do livro Neuroanatomia Clínica. Livro - Texto e Atlas (2021). Tem experiência em Cirurgia Geral, no Atendimento Pré-Hospitalar, em Ultrassonografia, atuando principalmente na Cirurgia do Trauma. Trabalha com Impressão 3 D no ensino de Morfologia.

Domingos Antônio Clemente Maria Silvio Morano, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1988), Especialização em Anatomia Humana. Mestrado em Ciências Morfofuncionais e Doutorado em Ciências Morfofuncionais pela Universidade Federal do Ceará (2023). Atualmente é Professor Adjunto IV e Pós Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação Universidade Federal do Ceará Linha de Pesquisa na Educação, Currículo e Ensino (LECE). Pesquisador do Laboratório Multimeios da Faculdade de Educação da UFC e do Grupo G-Tercoa. Membro do Laboratório de Tecnologias 3 D e Educação Médica da Faculdades de Medicina da UFC. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Medicina, atuando principalmente nos seguintes temas: Metodologias ativas e Fishbowl. Pesquisador do Grupo de Pesquisa Multimeiros e Gtercoa da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Nesse ano de 2023, estou fazendo o Pós Doctor na Faculdade de Educação/UFC. Estou muito entusiasmado, pois muitas disciplinas cursadas no Mestrado e no Doutorado foram feitas na FACED/UFC.

Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Universidade Federal do Ceará

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC) do Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES). Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Graduado em Educação Física. Coordenador do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA), Coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO) e Coordenador da Unidade Móvel Brincarmóvel da Universidade Federal do Ceará. Conselheiro da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Colaborador pesquisador do Instituto Nexos. Coordenador e Curador do Museu do Brinquedo de Fortaleza. Autor de vários livros e artigos sobre o brincar, cultura lúdica, jogo, brinquedo, brincadeira, museu do brinquedo, brincar para incluir, jogos tradicionais, brinquedoteca e gamificação/ludificação.

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Publicado

2025-03-10

Edição

Seção

Artigos Originais