O Ensino de filosofia na formação jurídica contemporânea: A importância das questões fundamentais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.124.5138.p28-30.2023

Palavras-chave:

Filosofia do direito, Metodologia do direito, Ensino jurídico, Tecnologia

Resumo

No artigo, apresentamos, de modo dedutivo e bibliográfico, a filosofia como uma prática preocupada com questões de ser e de validade, mas uma prática cujo acesso a essas questões é amplo, reflexivo, crítico e, aparentemente, contrário à criação apressada de produtos imediatamente transformadores. A partir dessa concepção, posicionamos a filosofia na formação jurídica contemporânea, terreno em que se sente, atualmente, uma grande e agitada tendência para a transformação tecnológica, sobretudo para a disruptiva. Diante desse modelo emergente na formação do jurista, a filosofia tem um papel interrogante: o de perguntar o porquê do direito, para depois criticar e, se for o caso, acomodar o para quê das novas tecnologias. Assim, a filosofia ajudaria a dizer se o modelo emergente é mesmo urgente ou apenas insurgente. Ao promover a conscientização dos juristas quanto aos fundamentos da sua prática, repelindo como critérios essenciais a eficiência e a competividade, a filosofia também colaboraria com a construção de uma práxis mais solidária.

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Biografia do Autor

André Câmara Ferreira da Costa, Unichristus / Professor

Professor e Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas da Unichristus - Parquelândia.

Harley Sousa de Carvalho, Unichristus / Professor

Professor e Coordenador Adjunto da Unichristus - Parquelândia.

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Publicado

2024-06-05

Edição

Seção

Artigos Originais