DESAFIANDO O TRABALHO INFANTIL: UM CONFRONTO NECESSÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v3i5.p256-271.2005Palavras-chave:
Trabalho Infantil, Pesquisa, Preconceito, Cidadania, Educação e Exclusão SocialResumo
Aborda a problemática do trabalho infantil no Brasil, aliandose às iniciativas de sua erradicação. Apresenta explicações para a existência do trabalho infantil no País que originaramse na colonização brasileira, passando pela escravidão até os dias atuais, cujas estatísticas atestam ser o problema ainda de grandes proporções. Relata que tal constatação levou ao desenvolvimento de uma pesquisa envolvendo professores e alunos do Curso de Direito da Faculdade CHRISTUS no segundo semestre de 2004, cujo objeto foi a realidade do trabalho infantil no Estado do Ceará. Tal pesquisa resultou em quatro produtos: duas cartilhas, este artigo e um acervo bibliográfico sobre trabalho infantil organizado, catalogado e disponibilizado na hemeroteca da Faculdade. O principal deles, entretanto, é a cartilha, de formato e linguagem mais acessíveis, que deverá ser distribuída a professores de escolas públicas e lideranças comunitárias, com efeito multiplicador sobre pais e crianças em situação de risco social, estas últimas as que mais são submetidas ao trabalho precocemente. O artigo expõe a metodologia empreendida além de dados do trabalho infantil no Estado do Ceará, as estratégias de articulação da pesquisa com a vocação institucional de responsabilidade social, o engajamento de alunos e os elos com a extensão universitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.