Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Revista Opinião Jurídica (Fortaleza)?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Informamos que a idoneidade e a veracidade do conteúdo enviado pelos articulistas são de sua exclusiva responsabilidade, devendo, portanto, cada um dos autores zelar pela observância de uma conduta ilibada, isenta de plágio, fraudes e de toda e quaisquer possíveis violações de caráter ético.

 

Orientações gerais:


Os artigos devem ter, no máximo, 03 (três) coautores. Entre eles, deve haver, no mínimo, um doutor. 

Todos os manuscritos a serem considerados para publicação na Opinião Jurídica devem ser submetidos por via eletrônica. A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente do autor e de seus co-autores.

O autor responsável pela submissão deve indicar, no campo "Instituição/Afiliação", os dados completos de todos os autores, com a indicação de instituição, cidade, unidade da federação e país.

Para submeter artigos é necessário prévio cadastro através do link: http://periodicos.unichristus.edu.br/index.php/opiniaojuridica/user/register

Para os que já possuem cadastro, somente serão aceitas submissões eletrônicas dos artigos, no seguinte endereço: http://periodicos.unichristus.edu.br/index.php/opiniaojuridica/author/submit/1

Por meio desse serviço os autores podem submeter o artigo e acompanhar o status do mesmo durante todo o processo editorial. Essa forma de submissão garante maior rapidez e segurança na submissão do seu manuscrito, agilizando o processo de avaliação.

O autor deve escolher uma categoria para o manuscrito (Artigos, Entrevistas). A responsabilidade pelo conteúdo do manuscrito é inteiramente do autor e seus co-autores.

 

NORMAS DE PUBLICAÇÃO:


1 LINHAS DE PESQUISA

Os temas poderão receber abordagens variadas, tanto de natureza mais dogmática, quanto teorética. São admissíveis leituras históricas, políticas, jurídicas, metodológicas e interdisciplinares. É facultado aos autores abordar apenas aspectos específicos no contexto maior da linha de pesquisa escolhida. São elas:

1)     Constituição, Estado e Sociedade

2)     Direito, Acesso à Justiça e Solução de Litígios

3)     Direito, Estado e Acesso ao Desenvolvimento

4)     Epistemologia Jurídica, Metodologia Jurídica e Editoria Jurídica

5)     Teoria Política e do Direito

 

2 ESTRUTURA GERAL DO ARTIGO CIENTÍFICO (15 a 30 PÁGINAS)

Elementos pré-textuais:

Título e subtítulo (se houver), separado por dois pontos (português);

Título, e subtítulo (se houver) em inglês;

Título, e subtítulo (se houver) em espanhol;

Resumo estruturado na língua do texto: sequência de frases concisas e objetivas, de 150 a 250 palavras, espacejamento entre linhas simples. Seguem-se as palavras-chave, representativas do conteúdo do trabalho, separadas por ponto e finalizadas por ponto (de 3 a 5 palavras).

Seguir as instruções do artigo abaixo para a confecção do resumo estruturado nas três línguas:

http://www.spell.org.br/documentos/ver/61136/como-elaborar-um-resumo-estruturado-como-instrumento-na-disseminacao-cientifica--um-breve-roteiro/i/pt-br 

Resumo estruturado em inglês;

Palavras-chave em inglês;

Resumo estruturado em espanhol;

Palavras-chave em espanhol.

Elementos textuais:

Modelo A:

        1 Introdução

        2 Desenvolvimento

        3 Conclusão

Modelo B:

        1 Introdução

        2 Referencial Teórico

        3 Metodologia da Pesquisa

        4 Análise dos Resultados (deve conter a análise dos dados obtidos)

        5 Conclusão

Elementos pós-textuais:

Referências

 

3 FORMATAÇÃO DO ARTIGO

Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações.

Todo o texto deve ser digitado com letra Times New Roman, tamanho 12, usando espaço entrelinhas 1,5, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, que devem ser digitados ou datilografados em espaço simples. O espaço da primeira linha dos parágrafos é de 1,25 cm ou 1 TAB.

O formato do papel a ser utilizado, tanto na versão eletrônica quanto na impressa, deve ter formato A4 (210 mm x 297 mm), com as seguintes margens: superior e esquerda - 3,0cm; inferior e direita - 2,0 cm. O trabalho deve estar obrigatoriamente digitalizado em WORD.


4 CITAÇÕES

As citações devem ser indicadas no texto por o sistema de chamada autor-data (NBR 10520).

Neste sistema, a indicação da fonte é feita: pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separado por vírgula e entre parênteses.

Citações de até três linhas devem estar contidas entre aspas duplas; as citações de mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, em Times New Roman 10, sem aspas.

Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando essa alteração com a expressão “grifo nosso” entre parênteses após a chamada da citação ou “grifo do autor”, caso o destaque já faça parte da obre consultada.

 

5 REFERÊNCIAS

As referências devem ser constituídas por todas as obras citadas no artigo e devem ser listadas de acordo com a norma ABNT-NBR-6023/2018, conforme exemplos abaixo:

Livros

ALVES, Roque de Brito. Ciência Criminal. Rio de Janeiro: Forense, 1995.

BANDEIRA, Manuel (org.). Gonçalves Dias: poesia. 11. ed. Rio de Janeiro: Agir, 1983.

Artigos em periódicos

MONTEIRO, Agostinho dos Reis. O pão do direito à educação. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 84, p. 763-789, set. 2003.

O MELHOR de dois mundos. Após, São Paulo, ano 1, p. 24-25, fev. 2003.

Artigos em revistas, jornais, etc.

MONTEIRO NETO, Armando. Desoneração da folha salarial. Estado de Minas, Belo Horizonte, n. 22.368, p. 9, 26 mar. 2003.

Sites

CONY, Carlos Heitor. O frágil lenho. Folha online, São Paulo, 19 jan. 2004. Disponível em: www.folha.uol.com.br/folha/pensata/ult505u135.shtml. Acesso em: 19 jan. 2004.

FREIRE, José Bessa. O patrimônio cultural indígena. In: WELFORT, Francisco; SOUZA, Márcio (org.). Um olhar sobre a cultura brasileira. Brasília: Ministério da Cultura, 1998. Disponível em: http: // www.minc.gov.br/tex-tos/olhar/patrimonioindigena. Acesso em: 20 jan. 2004.

 

6 IDIOMAS DE PUBLICAÇÃO

A Opinião Jurídica aceita artigos escritos em português, espanhol, francês, italiano e inglês. Artigos em alemão serão aceitos apenas de autores previamente convidados. Todos os artigos, independentemente da língua em que estejam escritos, devem fazer constar título, resumo e palavras-chave em inglês – atendendo-se às exigências do Programa Qualis da Capes.

 

7 INEDITISMO

A Opinião Jurídica visa à publicação e divulgação de trabalhos inéditos, devendo o autor fazer constar, sob as penas da lei, qualquer condição em contrário, por ocasião da submissão de seu trabalho. Em caso de existência de publicação prévia, deve o autor explicitar o veículo de publicação e o suporte utilizado (virtual ou impresso), a fim de que a equipe de Editores-Institucionais delibere, soberanamente, a respeito da conveniência de uma eventual republicação.

 

8 TAXAS DE PROCESSAMENTO, SUBMISSÃO E PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS E DESPESAS REFERENTES A TRADUÇÕES

Política de Qualidade

A Revista Opinião Jurídica prima pela qualidade e excelência de suas publicações. Nesse sentido, QUANDO NECESSÁRIO, para fins de aprimoramento do trabalho, poderemos requisitar que os autores aprovados contratem e custeiem, para fins de publicação:

a) - revisores profissionais de língua portuguesa;

b) - tradutores habilitados, os quais deverão assegurar a higidez dos artigos quanto ao uso escorreito da língua.

EM TODOS OS ARTIGOS,  os coautores devem se responsabilizar pelo custeio de uma taxa única de pagamento da marcação em XML do seu artigo.

- a marcação em XML (nos moldes exigidos pela Redalyc e pela Scielo) de seu artigo, após aprovação final, para fins de publicação, de modo a facilitar a visibilidade e recuperação dos dados de seu artigo no ambiente da web, ampliando-se o seu impacto potencial.

* Para realizar a marcação, os autores poderão contratar qualquer das empresas de serviços editoriais com reputação no mercado. Caso não tenham nenhuma empresa de sua confiança, poderemos sugerir algumas opções. Por fim, se o autor tiver formação na área de TI e de biblioteconomia ou tiver, ao seu alcance, profissional detentor desse know-how, basta nos informar dessa circunstância.  

Usualmente, indicamos os serviços da empresa GN1, que cobra o valor de 88,00 R$ (oitenta e oito reais) para a marcação em XML dos artigos.

TAXAS

Não são cobradas taxas de submissão, nem de processamento, nem de publicação.

No entanto, visando à profissionalização do processo de publicação, os autores aprovados devem estar preparados para entregar uma versão final de seus artigos que atenda às necessidades de excelência do periódico, nos termos acima descritos.

 


 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.  Ao submeter seu artigo, os proponentes se obrigam a não fazer submissão concomitante do mesmo trabalho junto a outros veículos de divulgação científica, enquanto o artigo estiver em processo de avaliação, e até que seja publicado pela Revista Opinião Jurídica, resguardando-se o ineditismo do trabalho até a sua efetiva publicação. 

  2. Em caso de reprovação do artigo, seus autores ficam, obviamente, liberados para repropositura em outros veículos de sua livre escolha.

  3. Em contrapartida, a Revista Opinião se obriga a dar uma resposta final de aprovação ou reprovação no prazo máximo de 01 (um) ano. Transcorrido esse prazo, sem resposta final, os autores estarão desobrigados quanto à exclusividade de sua submissão, mas se obrigam a comunicar a existência de uma ulterior submissão pelo e-mail opiniaojuridica01@unichristus.edu.br e pelo portal. (Na prática, nossas respostas têm sido entregues em muito menos tempo, porém, como também estamos submetidos aos prazos dos avaliadores externos, e precisamos considerar a demanda, optamos pela imposição de um prazo máximo mais elastecido).

  4. Já os prazos de publicação dos artigos aprovados serão praticados da forma mais célere possível, após a conclusão dos procedimentos de revisão de língua nacional e estrangeira, ABNT, diagramação e revisão da diagramação, no sistema de processamento em fluxo contínuo (ahead of print), observada a necessidade de atendimento do periódico aos parâmetros da Capes.

  5. Os autores devidamente aprovados se obrigam a não retirar os seus artigos antes da sua efetiva publicação, desde que esse intervalo de tempo não ultrapasse um período máximo de 06 (seis) meses.

  6. Qualquer situação em contrário, deve ser notificada e submetida à apreciação da equipe, em "Comentários ao editor".

  7. Os autores que violarem as condições de submissão acima expostas ficam impedidos de terem artigos processados pela Revista Opinião Jurídica, na condição de autores ou coautores, pelo prazo de 04 (quatro) anos, a contar da data da ciência do fato pela equipe, à qual caberá notificar, imediatamente, os respectivos autores. 

  8. O arquivo da submissão está em extensão .doc, .txt ou .rtf.
  9. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  10. A Revista Opinião Jurídica prima pela qualidade e excelência de suas publicações. Nesse sentido, QUANDO NECESSÁRIO, para fins de aprimoramento do trabalho, poderemos requisitar que os autores aprovados contratem e custeiem, para fins de publicação:

    a) - revisores profissionais de língua portuguesa;

    b) - tradutores habilitados, os quais deverão assegurar a higidez dos artigos quanto ao uso escorreito da língua.

  11. TODOS OS AUTORES APROVADOS devem contratar e custear:

    - a marcação em XML (nos moldes exigidos pela Redalyc e pela Scielo) de seu artigo, após aprovação final, para fins de publicação, de modo a facilitar a visibilidade e recuperação dos dados de seu artigo no ambiente da web, ampliando-se o seu impacto potencial.

    * Para realizar a marcação, os autores poderão contratar qualquer das empresas de serviços editoriais com reputação no mercado. Caso não tenham nenhuma empresa de sua confiança, poderemos sugerir algumas opções. Por fim, se o autor tiver formação na área de TI e de biblioteconomia ou tiver, ao seu alcance, profissional detentor desse know-how, basta nos informar dessa circunstância.  

  12. Todos os autores do artigo estão informados sobre as políticas editoriais da Revista, leram o manuscrito que está sendo submetido e estão de acordo com ele.
 

Declaração de Direito Autoral

TRANSFERÊNCIA DE DIREITOS AUTORAIS

A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(ES), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.

DAS RESPONSABILIDADES


Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.

Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

 
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.