Submissões
Condições para submissão
Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.-
A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Ao submeter seu artigo, os proponentes se obrigam a não fazer submissão concomitante do mesmo trabalho junto a outros veículos de divulgação científica, enquanto o artigo estiver em processo de avaliação, e até que seja publicado pela Revista Opinião Jurídica, resguardando-se o ineditismo do trabalho até a sua efetiva publicação.
-
Em caso de reprovação do artigo, seus autores ficam, obviamente, liberados para repropositura em outros veículos de sua livre escolha.
-
Em contrapartida, a Revista Opinião se obriga a dar uma resposta final de aprovação ou reprovação no prazo máximo de 01 (um) ano. Transcorrido esse prazo, sem resposta final, os autores estarão desobrigados quanto à exclusividade de sua submissão, mas se obrigam a comunicar a existência de uma ulterior submissão pelo e-mail opiniaojuridica01@unichristus.edu.br e pelo portal. (Na prática, nossas respostas têm sido entregues em muito menos tempo, porém, como também estamos submetidos aos prazos dos avaliadores externos, e precisamos considerar a demanda, optamos pela imposição de um prazo máximo mais elastecido).
-
Já os prazos de publicação dos artigos aprovados serão praticados da forma mais célere possível, após a conclusão dos procedimentos de revisão de língua nacional e estrangeira, ABNT, diagramação e revisão da diagramação, no sistema de processamento em fluxo contínuo (ahead of print), observada a necessidade de atendimento do periódico aos parâmetros da Capes.
-
Os autores devidamente aprovados se obrigam a não retirar os seus artigos antes da sua efetiva publicação, desde que esse intervalo de tempo não ultrapasse um período máximo de 06 (seis) meses.
-
Qualquer situação em contrário, deve ser notificada e submetida à apreciação da equipe, em "Comentários ao editor".
-
Os autores que violarem as condições de submissão acima expostas ficam impedidos de terem artigos processados pela Revista Opinião Jurídica, na condição de autores ou coautores, pelo prazo de 04 (quatro) anos, a contar da data da ciência do fato pela equipe, à qual caberá notificar, imediatamente, os respectivos autores.
- O arquivo da submissão está em extensão .doc, .txt ou .rtf.
- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
- Todos os autores do artigo estão informados sobre as políticas editoriais da Revista, leram o manuscrito que está sendo submetido e estão de acordo com ele.
Declaração de Direito Autoral
A submissão de artigo à apreciação da Equipe Editorial da Revista Opinião Jurídica implica, por este mesmo ato, a cessão, por parte do(s) autor(es), para o Centro Universitário Christus – UNICHRISTUS, da referida OBRA para fins de reprodução, divulgação, distribuição, impressão, publicação e disponibilização, Normas de Publicação 414 R. Opin. Jur., Fortaleza, ano 12, n. 16, p.1-414, jan./dez. 2014 a encargo da UNICHRISTUS, em qualquer forma ou meio que exista ou venha a existir, nos termos do art. 49 e os seguintes da Lei 9.610/98.
Parágrafo Primeiro. A cessão, objeto deste Termo, é feita a título não exclusivo e gratuito, abrangendo a totalidade da OBRA.
Parágrafo Segundo. A UNICHRISTUS poderá disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias.
Parágrafo Terceiro. A cessão é válida em quaisquer países, em língua portuguesa ou tradução, a critério da UNICHRISTUS.
DAS RESPONSABILIDADES
Ao submeter(em) artigo de sua lavra, o autor (e co-autores, se houver) assume(m), por este ato, a responsabilidade exclusiva pela integralidade do conteúdo da obra de sua autoria. Dessa forma, quaisquer medidas judiciais ou extrajudiciais concernentes ao seu conteúdo serão de sua inteira responsabilidade.
Parágrafo único. Em caso de pluralidade de autores, considera-se solidária a responsabilidade, ressalvadas as provas em contrário.