A propriedade privada, o direito de uso e o plantio de sementes transgênicas: uma questão socioambiental na proteção da saúde e o caso do milho “liberty link”

Autores

  • Fabiana Pacheco de Souza Silva ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA
  • Elcio Nacur Rezende ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v13i17.p184-202.2015

Palavras-chave:

Organismos geneticamente modificados, Propriedade privada, “Liberty Link”, TIRFAA, Direito à saúde

Resumo

O presente estudo vem, através de apontamentos sobre a evolução da biotecnologia e da necessária reserva do Estado quanto à atenção ao direito à saúde, tratar da propriedade privada e do direito de uso do proprietário face à proteção da saúde e à função social e ambiental da terra para pequenos agricultores do Norte e Nordeste do Brasil quanto à liberação de sementes transgênicas. Nesse sentido, o artigo trata da questão do longo processo que trata da liberação do milho geneticamente modificado “Liberty Link” e do Parecer Técnico 987/2007 emitido pela CTNBio sobre a liberação do mesmo. Ainda, o estudo trata especificamente do inteiro teor da ação civil pública de autoria das entidades protetoras dos direitos dos agricultores e dos Embargos Infringentes na Ação Civil Pública 2007.70.00.015712-8. O estudo analisa o Tratado Internacional de Recursos Fitogenéticos para a Alimentação e Agricultura (TIRFAA) da FAO – Nações Unidas, ratificado pelo Brasil, em 2008, e que vige através do Decreto 6476/08 para sustentar a proteção dos direitos dos pequenos proprietários bem como o direito à informação, imprescindíveis para o trabalho proposto. Para o estudo foi usado o método hipotético-dedutivo e, por ele, foi usada a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiana Pacheco de Souza Silva, ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

Mestranda em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Escola Superior Dom Helder Câmara. Membro do Grupo de Estudos em Direito Internacional dos Recursos Naturais – DIRNAT/ ESDHC. Especialista em Revisão de Textos pela AVM – Faculdades Integradas/DF. Professora de Direito Centro Universitário Newton. Advogada com ênfase em Direito Público. Graduada em Direito pelo Centro Universitário Newton Paiva /BH. Graduada em Letras e Pós-Graduada em Literaturas de Língua Portuguesa – PUC/MG.

Elcio Nacur Rezende, ESCOLA SUPERIOR DOM HELDER CÂMARA

Mestre e Doutor em Direito. Professor do Programa de Pós-graduação em Direito da Escola Superior Dom Helder Câmara.

Downloads

Publicado

2015-12-31

Como Citar

SILVA, Fabiana Pacheco de Souza; REZENDE, Elcio Nacur. A propriedade privada, o direito de uso e o plantio de sementes transgênicas: uma questão socioambiental na proteção da saúde e o caso do milho “liberty link”. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 13, n. 17, p. 184–202, 2015. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v13i17.p184-202.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/315. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL