O DIREITO E LITERATURA PELAS MARGENS: O NOVO BOOM LATINO-AMERICANO E A LITERATURA DOS SILENCIADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v18i29.p221-242.2020

Palavras-chave:

Direito e literatura, Boom latino-americano, Realismo fantástico, Literatura marginal

Resumo

Objetivo: O artigo tem por objetivo investigar a eventual singularidade que os estudos
em Direito e Literatura apresentam no contexto da América Latina e, em especial, do
Brasil.

Metodologia: Emprega-se a perspectiva metodológica oferecida pela hermenêutica-filosófica para examinar os fatores que favoreceram o boom literário latino-americano e para compreender sua estética, através da análise dos elementos presentes no romance Incidente em Antares, de E. Verissimo.

Resultados: O percurso investigativo realizado possibilitou relacionar a função que a literatura assumiu no período das ditaduras políticas que marcaram os países latino-americanos com o papel que o movimento direito e literatura vem desempenhando no contexto social e político dos países da América Latina, pós-processos de redemocratização.

Contribuições: A possibilidade de se atribuir, aos estudos em Direito e Literatura, o estatuto de novo boom latino-americano configura-se na medida em que: (1) seu epicentro passa a ser a literatura produzida por vozes antes silenciadas, que começam a se fazer ouvir através da literatura marginal ou periférica; e (2) seus pesquisadores, que superam o senso comum acrítico, assumem um compromisso jurídico, social e político com aqueles que se encontram ou são colocados à margem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Henriete Karam, Centro Universitário FG (UniFG), Bahia

Doutora em Estudos Literários (UFRGS). Mestre em Teoria Literária (PUCRS). Professora do Programa de Pós-Graduação em Direito da UniFG. Líder do Grupo de Pesquisa Ser-Tão - Núcleo Baiano de direito e Literatura (DGP/CNPq).

Downloads

Publicado

2020-10-20

Edição

Seção

Artigos Originais