Paideia dos Degredados: Raízes dos Condicionamentos Inibidores da Universalizaçãodo Direito à Educação no Brasil

Autores

  • Gerardo Maia Arruda Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)/Professor Universidade de Fortaleza (UNIFOR)/Professor
  • Flavio Moreira Gonçalves Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)/Professor Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professor

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v13i17.p202-231.2015

Palavras-chave:

Direito à Educação, Universalização, Constituição de 1824, Políticas Públicas

Resumo

Neste artigo faz-se um esforço para identificar as causas originárias das interposições que se construíram historicamente e que ainda obstaculizam a universalização do direito à educação na sociedade brasileira. Para tanto, as análises remetem para o período colonial e imperial com o intento de se apreender o sentido da colonização, os meandros da dominação e a estrutura hierárquica aí construídos e, posteriormente, consolidados, portanto, averíguam-se as consequências desses processos para o delineamento da dinâmica das relações sociais e de poder. Assim, faz-se uma incursão nas relações econômicas buscando trazer à tona os elementos concretos que definem os interesses das classes dominantes, compreendidos como fundantes da organização política, portanto, que se encontra na base da regulação das relações sociais. Examinam-se ainda as relações de produção com o objetivo de verificar a necessidade de formação da força de trabalho, percebida como essencial para o entendimento da trajetória da normatização e das políticas públicas direcionadas para o campo da educação. Conclui-se, referenciado nessas questões, que a Constituição de 1824 dá início a uma normatização do direito à educação que inaugura um hiato abissal entre o que se propõe como garantia constitucional e a realidade sociopolítica para a qual está direcionada.

Biografia do Autor

Gerardo Maia Arruda, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)/Professor Universidade de Fortaleza (UNIFOR)/Professor

Professor-Doutor de Sociologia Jurídica

Flavio Moreira Gonçalves, Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS)/Professor Universidade Federal do Ceará (UFC)/Professor

Professor-Doutor de Filosofia Jurídica

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Publicado

2015-12-31

Como Citar

ARRUDA, Gerardo Maia; GONÇALVES, Flavio Moreira. Paideia dos Degredados: Raízes dos Condicionamentos Inibidores da Universalizaçãodo Direito à Educação no Brasil. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 13, n. 17, p. 202–231, 2015. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v13i17.p202-231.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/493. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL

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