ENGAJAMENTO NO TRABALHO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL

Autores

  • Bruna Eduarda Fiorentin Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro
  • Silvio Roberto Stefano Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro http://orcid.org/0000-0002-5871-8686
  • Juliana de Souza Santos Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p48-63.2020

Palavras-chave:

Engajamento, Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Análise Bibliométrica

Resumo

Em face das inúmeras mudanças na gestão de pessoas nas empresas, o engajamento do trabalho ganha importância como fator de motivação intrínseca, caracterizada por um alto nível de energia e uma forte identificação com o próprio trabalho. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma análise bibliométrica da produção de artigos internacionais sobre o tema, disponíveis nas bases Periódicos Capes e Scopus, no período de 2008-2018. Foram identificados, preliminarmente, 112 artigos, dos quais 20 foram efetivamente analisados, considerando artigos acima de 150 citações em outras pesquisas. Conclui-se que, nas publicações internacionais, há uma predominância de estudos de autores holandeses, artigos de abordagem quantitativa, em revistas sobre administração, gestão e psicologia, visando definir as correlações de engajamento no trabalho com outros construtos da área de gestão de pessoas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Fiorentin, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Graduação em Administração pela Unicentro

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP ? Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002), Especialista em Ensino e Especialista em Relações Pública Empresariais ? UEL. Graduado em Administração pela Universidade Estadual de Londrina UEL (1994). Atuou na docência na UEL, UNOPAR e Faculdades Novo Ateneu de Guarapuava. Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Tem experiência profissional na área de Administração, com ênfase em Estratégia e organizações, Gestão de Pessoas, Competências e Sustentabilidade e Comportamento Organizacional. Projetos de Pesquisa financiados pela Fundação Araucária e CNPq. Projeto de Extensão financiado pelo Proext MEC.

Juliana de Souza Santos, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Graduação em Administração pela Unicentro

Downloads

Publicado

2020-02-03

Como Citar

FIORENTIN, Bruna Eduarda; STEFANO, Silvio Roberto; SANTOS, Juliana de Souza. ENGAJAMENTO NO TRABALHO: ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERNACIONAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 48–63, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p48-63.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2611. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos