O CONSUMO COLABORATIVO E A GERAÇÃO Y

Autores

  • Sara Raquel de Melo Ferreira FATENE - Faculdade Tecnológica do Nordeste https://orcid.org/0000-0003-1103-6685
  • Érika de Araújo Ferreira FATENE - Faculdade Tecnológica do Nordeste
  • Maria Gleiciene Rodrigues Oliveira Graduada em Administração na Faculdade Terra Nordeste (FATENE).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p88-100.2020

Palavras-chave:

Consumo Colaborativo, Geração Y, Economia Compartilhada

Resumo

O consumo colaborativo surge com a proposta de acesso a bens e serviços sem, necessariamente, a aquisição do produto ou a troca monetária para seu uso. Atualmente, existem vários modelos de negócios que estão ancorados nesse conceito, como compartilhamento de bicicletas e carros, hospedagem, sistema de caronas, espaços de trabalho etc. O presente estudo visa analisar como a geração y se relaciona com o consumo colaborativo, mediante uma pesquisa quantitativa e questionário aplicado por meio da ferramenta google forms. Os dados foram analisados pelo software SPSS, utilizando as técnicas estatísticas média, desvio padrão e análise fatorial. Como resultado, constatou-se que existe uma predominância do gênero feminino, solteiros, com ensino superior incompleto/cursando, e que possuem conhecimento sobre o conceito de consumo colaborativo. Os fatores que mais influenciam no comportamento de consumo desses serviços são o financeiro e o socialmente responsável.

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Biografia do Autor

Sara Raquel de Melo Ferreira, FATENE - Faculdade Tecnológica do Nordeste

Mestre em Administração e Controladoria (UFC). Docente na Faculdade Tecnológica do Nordeste (FATENE). Fortaleza – CE – Br.

Érika de Araújo Ferreira, FATENE - Faculdade Tecnológica do Nordeste

Graduada em Administração na Faculdade Terra Nordeste (FATENE)

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Publicado

2020-07-23

Como Citar

FERREIRA, Sara Raquel de Melo; FERREIRA, Érika de Araújo; OLIVEIRA, Maria Gleiciene Rodrigues. O CONSUMO COLABORATIVO E A GERAÇÃO Y. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 88–100, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i2.p88-100.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2732. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos