A RESILIÊNCIA EM MERCADOS POPULARES: UMA ANÁLISE NO MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA

Autores

  • Caio Victor Universidade Estadual do Ceará https://orcid.org/0000-0002-9773-3782
  • Felipe Gerhard Universidade Estadual do Ceará
  • Domingos Menezes Universidade Estadual do Ceará
  • Verónica Peñaloza Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i2.p71-87.2020

Palavras-chave:

Mercado Central, Resiliência, Análise de Similitude, Análise Prototípica

Resumo

Este estudo objetivou conhecer e descrever a resiliência do Mercado Central de Fortaleza. Realizou-se uma pesquisa de inspiração etnográfica e entrevistas conversacionais com 174 atores presentes no cotidiano desse mercado, analisando, mediante as lentes da resiliência, a construção coletiva e a representação do mercado popular por seus atores. A estratégia metodológica utilizada foi a análise de similitude e a análise prototípica. A intensificação do processo de urbanização, a industrialização e a expansão do setor terciário, especialmente por meio da inserção de comércio varejista mais moderno, transformaram o espaço urbano de Fortaleza. Como consequência, o Mercado Central atravessa um período de crise e estagnação, referente às baixas expectativas dos entrevistados. O trabalho contribuiu para compreensão das expectativas dos comerciantes em relação ao mercado. Sabendo da importância e o valor desse patrimônio histórico cultural para a cidade, o mercado necessita de um processo de revitalização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Victor, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Felipe Gerhard, Universidade Estadual do Ceará

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Domingos Menezes, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Verónica Peñaloza, Universidade Estadual do Ceará

Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará

Downloads

Publicado

2020-07-23

Como Citar

VICTOR, Caio; GERHARD, Felipe; MENEZES, Domingos; PEÑALOZA, Verónica. A RESILIÊNCIA EM MERCADOS POPULARES: UMA ANÁLISE NO MERCADO CENTRAL DE FORTALEZA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 71–87, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i2.p71-87.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2826. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos