DIFICULDADES QUE AS MULHERES ENFRENTAM AO EMPREENDER: O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DA RESILIÊNCIA HUMANA NA SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS

Marttina Sara Guimarães Cardoso, Igor Guevara Loyola de Souza

Resumo


As mulheres estão, cada vez mais, conquistando seu espaço no campo do empreendedorismo. No entanto, essas empresárias ainda enfrentam diversas barreiras durante o desenvolvimento do seu empreendimento. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo avaliar as competências empreendedoras de mulheres empresárias do Distrito Federal. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada com 108 mulheres, mensurando as suas competências empreendedoras e a resiliência humana. Os resultados revelaram que as principais dificuldades que as mulheres enfrentam são a falta de reconhecimento de suas habilidades como empreendedora e a percepção de tratamento diferenciado por ser mulheres. As principais competências desenvolvidas foram exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento. Quanto à resiliência, os fatores autossuficiência e perseverança apresentaram as maiores médias. O estudo constatou que as mulheres que possuem filhos não têm competências distintas das mulheres que não são mães. Por fim, foi possível inferir que a resiliência explica o desenvolvimento de competências empreendedoras.


Palavras-chave


empreendedorismo feminino; competências empreendedoras; resiliência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p77-92.2022

Direitos autorais 2022 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.