DIFICULDADES QUE AS MULHERES ENFRENTAM AO EMPREENDER: O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DA RESILIÊNCIA HUMANA NA SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS

Autores

  • Marttina Sara Guimarães Cardoso
  • Igor Guevara Loyola de Souza Centro Universitário de Brasília - UniCEUB

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p77-92.2022

Palavras-chave:

empreendedorismo feminino, competências empreendedoras, resiliência

Resumo

As mulheres estão, cada vez mais, conquistando seu espaço no campo do empreendedorismo. No entanto, essas empresárias ainda enfrentam diversas barreiras durante o desenvolvimento do seu empreendimento. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo avaliar as competências empreendedoras de mulheres empresárias do Distrito Federal. A pesquisa, de abordagem quantitativa, foi realizada com 108 mulheres, mensurando as suas competências empreendedoras e a resiliência humana. Os resultados revelaram que as principais dificuldades que as mulheres enfrentam são a falta de reconhecimento de suas habilidades como empreendedora e a percepção de tratamento diferenciado por ser mulheres. As principais competências desenvolvidas foram exigência de qualidade e eficiência, persistência e comprometimento. Quanto à resiliência, os fatores autossuficiência e perseverança apresentaram as maiores médias. O estudo constatou que as mulheres que possuem filhos não têm competências distintas das mulheres que não são mães. Por fim, foi possível inferir que a resiliência explica o desenvolvimento de competências empreendedoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-25

Como Citar

CARDOSO, Marttina Sara Guimarães; SOUZA, Igor Guevara Loyola de. DIFICULDADES QUE AS MULHERES ENFRENTAM AO EMPREENDER: O PAPEL DAS COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS E DA RESILIÊNCIA HUMANA NA SUPERAÇÃO DESSAS BARREIRAS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 77–92, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p77-92.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4044. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos