ÉTICA PROFISSIONAL: O CASO NO SETOR DE EVENTOS DO PALACE HOTEL

Autores

  • Fábio Vinicius Araujo Passos UFF - Universidade Federal Fluminense. FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.
  • Jonathan Duarte da Silva UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Maria Adelaide Henriques de Almeida FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.
  • Vanessa Cristina Revheim Cunha UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Jefferson Jorge Costa Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p138-149.2023

Palavras-chave:

ética, conduta, norma, hotel, eventos

Resumo

O presente trabalho apresenta reflexões quanto a dilemas éticos no
mundo corporativo por meio de um caso de ensino. Narra-se, assim,
a situação do novo Coordenador de Eventos de um hotel situado
no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro – RJ; ele
foi promovido e apresentou um comportamento fora dos padrões
estabelecidos pelas Normas de Conduta do Empreendimento
Hoteleiro. O objetivo deste caso de ensino é praticar situações
experimentadas possíveis de ocorrer em meios de hospedagem e
incentivar a discussão de estratégias de resolução de conflitos,
trazendo para o ambiente acadêmico uma situação em que um
gestor de um empreendimento hoteleiro está diretamente envolvido.
Com isso, propõe-se uma discussão capacitada para que apareçam
ideias estratégicas que possam ser utilizadas na resolução da
situação revelada, mantendo a conexão e a sintonia do alunado com
situações e necessidades do mercado vivenciadas nas ocupações
no segmento hoteleiro. A concepção interdisciplinar da utilização
de casos de ensino no desenvolvimento de cursos de nível superior
de turismo e hotelaria contribuem para o diferencial de qualidade
na oferta educacional. Sugere-se, enquanto agenda de pesquisa,
que investigações futuras busquem identificar e problematizar
dimensões associadas a dilemas éticos no contexto de meios de
hospedagem. Contribui-se, ainda, com estudos acerca dessa relação
que há entre ética e hotelaria. Ao final deste trabalho, foi sugerida
a ampliação da divulgação de casos de ensino na hotelaria em vista
da escassez de trabalhos brasileiros que versam sobre esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Vinicius Araujo Passos, UFF - Universidade Federal Fluminense. FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.

Mestre em Administração, Especialista em Marketing e graduado em Turismo com complementação pedagógica para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professor em cursos de Pós-Graduação e Graduação nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância de Administração, Eventos, Hotelaria e Turismo.

Jonathan Duarte da Silva, UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Bacharel e Licenciado em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio. Na Hotelaria, é Especialista em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Tecnólogo em Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-Rio).

Maria Adelaide Henriques de Almeida, FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro, fez cursos da área de Gastronomia, Treinamentos Pedagógicos para Docentes no Senac-Rio, hoje ministra unidades curriculares em cursos de Gastronomia, na mesma instituição de ensino.

Pesquisadora, seu interesse abrange as áreas de Hotelaria, Gestão de A&B, Inovação e Educação.

Vanessa Cristina Revheim Cunha, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica de Santos, especialista em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho, e mestre em Línguas Modernas - Linguística Aplicada e TESOL pela Universidade do Mississipi, EUA. Ex-bolsista Fulbright, Professora Assistente de Língua Portuguesa no Departamento de Espanhol e Português da Yale University entre agosto de 2013 e maio de 2014. 

Jefferson Jorge Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO)

Formado em Gestão de Hospitalidade (FATEC RIO), pós-graduando em Gestão de Serviços Turísticos (UFF) e Mestrando em Ecoturismo e Conservação (UNIRIO).

Downloads

Publicado

2023-03-03

Como Citar

PASSOS, Fábio Vinicius Araujo; SILVA, Jonathan Duarte da; ALMEIDA, Maria Adelaide Henriques de; CUNHA, Vanessa Cristina Revheim; COSTA, Jefferson Jorge. ÉTICA PROFISSIONAL: O CASO NO SETOR DE EVENTOS DO PALACE HOTEL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 138–149, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i1.p138-149.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4367. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Casos de Ensino