ÉTICA PROFISSIONAL: O CASO NO SETOR DE EVENTOS DO PALACE HOTEL

Autores/as

  • Fábio Vinicius Araujo Passos UFF - Universidade Federal Fluminense. FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.
  • Jonathan Duarte da Silva UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
  • Maria Adelaide Henriques de Almeida FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.
  • Vanessa Cristina Revheim Cunha UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.
  • Jefferson Jorge Costa Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p138-149.2023

Palabras clave:

ética, conduta, norma, hotel, eventos

Resumen

O presente trabalho apresenta reflexões quanto a dilemas éticos no
mundo corporativo por meio de um caso de ensino. Narra-se, assim,
a situação do novo Coordenador de Eventos de um hotel situado
no bairro de Copacabana, na cidade do Rio de Janeiro – RJ; ele
foi promovido e apresentou um comportamento fora dos padrões
estabelecidos pelas Normas de Conduta do Empreendimento
Hoteleiro. O objetivo deste caso de ensino é praticar situações
experimentadas possíveis de ocorrer em meios de hospedagem e
incentivar a discussão de estratégias de resolução de conflitos,
trazendo para o ambiente acadêmico uma situação em que um
gestor de um empreendimento hoteleiro está diretamente envolvido.
Com isso, propõe-se uma discussão capacitada para que apareçam
ideias estratégicas que possam ser utilizadas na resolução da
situação revelada, mantendo a conexão e a sintonia do alunado com
situações e necessidades do mercado vivenciadas nas ocupações
no segmento hoteleiro. A concepção interdisciplinar da utilização
de casos de ensino no desenvolvimento de cursos de nível superior
de turismo e hotelaria contribuem para o diferencial de qualidade
na oferta educacional. Sugere-se, enquanto agenda de pesquisa,
que investigações futuras busquem identificar e problematizar
dimensões associadas a dilemas éticos no contexto de meios de
hospedagem. Contribui-se, ainda, com estudos acerca dessa relação
que há entre ética e hotelaria. Ao final deste trabalho, foi sugerida
a ampliação da divulgação de casos de ensino na hotelaria em vista
da escassez de trabalhos brasileiros que versam sobre esta temática.

Descargas

Biografía del autor/a

Fábio Vinicius Araujo Passos, UFF - Universidade Federal Fluminense. FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.

Mestre em Administração, Especialista em Marketing e graduado em Turismo com complementação pedagógica para o Ensino Fundamental, Médio e Superior. Atualmente é professor em cursos de Pós-Graduação e Graduação nas modalidades presencial, semi-presencial e a distância de Administração, Eventos, Hotelaria e Turismo.

Jonathan Duarte da Silva, UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Doutorando em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Mestre em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio. Bacharel e Licenciado em Geografia e Meio Ambiente pela PUC-Rio. Na Hotelaria, é Especialista em Gestão de Serviços com ênfase em Turismo, Hotelaria e Eventos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Tecnólogo em Hotelaria pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-Rio).

Maria Adelaide Henriques de Almeida, FATEC - Faculdade de Tecnologia Senac Rio.

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula - Rio de Janeiro, fez cursos da área de Gastronomia, Treinamentos Pedagógicos para Docentes no Senac-Rio, hoje ministra unidades curriculares em cursos de Gastronomia, na mesma instituição de ensino.

Pesquisadora, seu interesse abrange as áreas de Hotelaria, Gestão de A&B, Inovação e Educação.

Vanessa Cristina Revheim Cunha, UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso.

Licenciada em Letras - Português e Inglês pela Universidade Católica de Santos, especialista em Tradução de Inglês pela Universidade Gama Filho, e mestre em Línguas Modernas - Linguística Aplicada e TESOL pela Universidade do Mississipi, EUA. Ex-bolsista Fulbright, Professora Assistente de Língua Portuguesa no Departamento de Espanhol e Português da Yale University entre agosto de 2013 e maio de 2014. 

Jefferson Jorge Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF) Universidade Federal do Estado do Rio (UNIRIO)

Formado em Gestão de Hospitalidade (FATEC RIO), pós-graduando em Gestão de Serviços Turísticos (UFF) e Mestrando em Ecoturismo e Conservação (UNIRIO).

Publicado

2023-03-03

Cómo citar

PASSOS, Fábio Vinicius Araujo; SILVA, Jonathan Duarte da; ALMEIDA, Maria Adelaide Henriques de; CUNHA, Vanessa Cristina Revheim; COSTA, Jefferson Jorge. ÉTICA PROFISSIONAL: O CASO NO SETOR DE EVENTOS DO PALACE HOTEL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 138–149, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i1.p138-149.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4367. Acesso em: 13 may. 2025.

Número

Sección

Casos de enseñanza