TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E SEU USO NA SAÚDE PÚBLICA: CONTRIBUIÇÕES AOS OBJETIVOS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL – ODS 3

Sandra Matinei, Silvio Roberto Stefani, Emerson Carraro

Resumo


O uso das tecnologias da informação e comunicação - TICs está, a cada dia, mais alinhado com a saúde pública, o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, contribuindo com a ODS 3 ONU. As TICs poderão causar impactos positivos na saúde pública, promovendo o diálogo e fortalecendo a relação pacientes, profissionais e gestão pública. Este estudo teve por objetivo geral analisar a utilização da tecnologia de informação e comunicação e seu uso na Saúde Pública e sua aceitação pelos usuários na saúde pública no Município de Guarapuava/Paraná – Brasil, contribuindo com os objetivos do desenvolvimento sustentável. Foi realizado um survey com 156 pesquisados no município. Conclui-se que os boletins informativos, divulgados nas redes sociais pelo município são eficazes e úteis na busca de informações sobre pandemia, vacinação, número de casos ativos, óbitos e atualização sobre matriz de risco. O aplicativo “Fala Saúde”, disponível vem sendo utilizado pela população, mas ainda não possui a mesma efetividade junto aos participantes.


Palavras-chave


ODS 3; saúde municipal; TICs. Guarapuava

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p49-62.2023

Direitos autorais 2023 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.