A EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA SOB A ÓTICA DAS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i3.p121-136.2023

Palavras-chave:

economia comportamental, efeito, influência, mecanismos, estratégias

Resumo

Não há um consenso no campo em finanças sobre a relação da educação/alfabetização financeira e o comportamento financeiro, evidenciando um gap de pesquisa sobre o entendimento de tais resultados contraditórios.  Este artigo tem por objetivo apresentar os resultados de uma revisão integrativa sobre o impacto da educação/alfabetização financeira na tomada de decisão das pessoas sob a ótica das Finanças Comportamentais. Os resultados revelaram que a existência de resultados contraditórios pode ser explicada pela falta de contextualização da educação/alfabetização financeira. Foram encontrados diversos moderadores subjacentes que influenciam no efeito percebido das intervenções da educação e alfabetização. Ademais, foram evidenciados constructos teóricos que explicam as formas de intervenção e estratégias de moderação de tais efeitos. Este trabalho fornece uma visão holística sobre a relevância da educação/alfabetização financeira na tomada de decisão. Acredita-se que este artigo possa servir de referência para a construção de novas pesquisas e práticas mais eficazes de educação financeira.

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Publicado

2023-08-10

Como Citar

CRUZ, Karina Kelen da; BRITO, Mozar José de; CARVALHO, Francisval de Melo. A EDUCAÇÃO E ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA SOB A ÓTICA DAS FINANÇAS COMPORTAMENTAIS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 3, p. 121–136, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i3.p121-136.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4747. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos