CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA O EMPREENDEDORISMO

UM ESTUDO NO BRASIL E PAÍSES DA AMÉRICA LATINA

Autores

  • Thainá Machado Magalhães Ufersa
  • Fábio Chaves Nobre UFERSA, RN, Brasil
  • Ívina Clara De Oliveira Queiroz UFERSA

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i3.p189-204.2024

Palavras-chave:

empreendedorismo, condições estruturais, Brasil, América Latina, GEM, TEA

Resumo

O objetivo do estudo está em analisar os impactos dos fatores estruturais, determinados pelo Global Entrepreneurship Monitor – GEM, no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil e nos países da América Latina. Desse modo, busca-se responder sobre quais os impactos dos fatores estruturais no Brasil e países da América Latina para o desenvolvimento do empreendedorismo, dentro do contexto da Atividade Empreendedora Total em Estágio Inicial - TEA. A pesquisa classifica-se como quantitativa, descritiva explicativa e bibliográfica, e a técnica estatística utilizada foi a regressão linear múltipla, definindo-se as variáveis de estudo extraídas do modelo GEM, bem como os dados desta pesquisa, sendo elas as condições da estrutura empresarial. A análise dos dados, inicialmente, foi realizada por meio de estatística descritiva, teste de normalidade dos dados e correlação de Pearson, seguida da técnica de regressão linear múltipla. Os resultados revelaram que as condições estruturais de mais impacto no desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil foram Apoio e Políticas Governamentais, Programas Governamentais (o único fator estrutural com impacto positivo), Educação e Treinamento Empreendedor na Escola Básica, Dinâmica do Mercado Interno e Infraestrutura Física e de Serviços. Para os países da América Latina, os resultados mostram que as condições estruturais de mais impacto no desenvolvimento do empreendedorismo foram Impostos e Burocracia e Educação e Treinamento Empreendedor na Escola Básica (fatores com impacto positivo), Transferência de P&D e Infraestrutura Comercial e Profissional (fatores com impacto negativo). O presente estudo contribui para o entendimento dos fatores que contribuem para o desenvolvimento do empreendedorismo no Brasil e América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thainá Machado Magalhães, Ufersa

Bacharela em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Mossoró - RN - BR. 

Fábio Chaves Nobre, UFERSA, RN, Brasil

Doutor em Administração pela Universidade Metodista de Piracicaba - Unimep. Professor pertencente ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas - DCSA/UFERSA. Mossoró - RN - BR.

Ívina Clara De Oliveira Queiroz, UFERSA

Mestranda em Administração pela Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA). Mossoró - RN - BR.

Downloads

Publicado

2024-08-29

Como Citar

MAGALHÃES, Thainá Machado; NOBRE, Fábio Chaves; QUEIROZ, Ívina Clara De Oliveira. CONDIÇÕES ESTRUTURAIS PARA O EMPREENDEDORISMO: UM ESTUDO NO BRASIL E PAÍSES DA AMÉRICA LATINA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 3, p. 189–204, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i3.p189-204.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5231. Acesso em: 10 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos