Teias empreendedoras

navegando pelo impacto das redes sociais no mundo digital dos negócios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p39-56.2025

Palavras-chave:

redes sociais, estratégias, desafios

Resumo

Este estudo identifica as estratégias utilizadas por empreendedores digitais palmarenses nas redes sociais. Realizou-se uma pesquisa quantitativa e descritiva, com uma amostra de 42 empreendedores. Constatou-se que mais de 35 deles utilizam ativamente as redes sociais para expandir seus negócios. Os principais desafios enfrentados incluem a concorrência, as questões de preço e a falta de programas de fidelização. Apesar desses obstáculos, os empreendedores mantêm otimismo em relação ao futuro e buscam, constantemente, novas estratégias para melhorar sua presença online. Os resultados deste estudo oferecem insights valiosos para profissionais interessados no uso de redes sociais como ferramenta de negócios. Fornecem, também, uma base prática que pode servir como guia e fonte de capacitação para empreendedores digitais, especialmente os de Palmares. O estudo visa ajudar esses empreendedores a navegarem pelas complexidades do universo das redes sociais e aprimorar suas estratégias para alcançar o sucesso. A pesquisa destaca a importância de se adaptar às mudanças constantes do mercado digital e sugere a implementação de programas de fidelização como uma forma eficaz de enfrentar a concorrência e melhorar o desempenho comercial. Espera-se contribuir para o desenvolvimento do empreendedorismo digital na região, capacitando os empreendedores a usarem as redes sociais de forma mais eficaz para o crescimento de seus negócios.

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Biografia do Autor

Maria Janayna Alves de Lima Silva , Universidade de Pernambuco

Graduada em Administração pela Universidade de Pernambuco. Palmares, PE, BR.

Luis Eduardo Brandão Paiva, Universidade de Pernambuco

Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco. Pós-Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE), com foco na linha de pesquisa de Inovação, Empreendedorismo e Negócios Sustentáveis, incluindo um período internacional como pesquisador visitante na Universidad de Sevilla (Sevilha, Espanha). Doutor em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Palmares, PE, BR.

Francisco Carlos da Costa Filho, Universidade Federal de Roraima

Doutor e Mestre em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em Gestão e Finanças Empresariais pela Faculdade Educacional da Lapa (2017), Especialista em Auditoria e Perícia Contábil pela Faculdade Educacional da Lapa (2016), Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Roraima (2012). Professor Assistente I da Universidade Federal de Roraima, lotado no Departamento de Contabilidade do Centro de Ciências e Administrativas e Econômicas (CADECON). Boa Vista, RR, BR. 

Publicado

2025-01-21

Como Citar

SILVA , Maria Janayna Alves de Lima; PAIVA, Luis Eduardo Brandão; COSTA FILHO, Francisco Carlos da. Teias empreendedoras: navegando pelo impacto das redes sociais no mundo digital dos negócios. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 39–56, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i1.p39-56.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5411. Acesso em: 9 fev. 2025.

Edição

Seção

Artigos