Os atributos da liderança sustentável na percepção dos gestores públicos municipais do município de Ituiutaba-MG

Autores

  • Victor Manuel Barbosa Vicente Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Larissa Souza Santiago Dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i2.p168-186.2025

Palavras-chave:

liderança sustentável, atributos da liderança sustentável, gestores municipais, Ituiutaba/MG

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal analisar, por meio da percepção dos gestores públicos municipais do município de Ituiutaba/MG, se os atributos da liderança sustentável estão presentes em suas práticas de gestão. A pesquisa é de cunho qualitativo e utilizou dados coletados mediante documentos e entrevistas semiestruturadas com gestores municipais no município tijucano. As informações recolhidas na coleta foram submetidas às técnicas de análise de conteúdo. Os principais achados revelaram que os gestores municipais percebem a liderança sustentável como uma temática recente, que necessita ser disseminado para orientar ações com enfoque na sustentabilidade. Da mesma forma, verifica-se, também, que os resultados da pesquisa evidenciam que os atributos da liderança sustentável têm baixa maturidade de incorporação nas ações decisórias do dia a dia dos gestores pesquisados, reforçando a ideia de estudos que mostram que a inexistência destes atributos inibe o desenvolvimento sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Manuel Barbosa Vicente, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Administração pela Universidade de Brasília (2012). Professor Associado D Nível 1 da Universidade Federal de Goiás.  Goiás - GO - BR.

Larissa Souza Santiago Dos Santos , Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia.  Uberlândia - MG - BR.

Downloads

Publicado

2025-05-22

Como Citar

VICENTE, Victor Manuel Barbosa; SANTOS , Larissa Souza Santiago Dos. Os atributos da liderança sustentável na percepção dos gestores públicos municipais do município de Ituiutaba-MG. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 2, p. 168–186, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i2.p168-186.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5563. Acesso em: 28 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos