Estudo sobre qualidade de vida no trabalho com discentes-trabalhadores da Universidade Federal do Cariri

Autores

  • Jesuina Maria Pereira Ferreira Universidade Federal do Cariri https://orcid.org/0000-0003-0100-8875
  • Vanderson Estevão dos Santos -Universidade Federal do Cariri
  • Michelle de Souza Rocha Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i3.p131-150.2025

Palavras-chave:

qualidade de vida no trabalho, discentes-trabalhadores, ensino superior

Resumo

Este estudo buscou analisar como se configuram os fatores da qualidade de vida no trabalho, segundo a percepção dos discentes-trabalhadores do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri. Caracteriza-se o trabalho como estudo de caso, descritivo e de abordagem quantitativa. A coleta se deu por meio da escala de QVT de Walton (1973), e a análise dos dados utilizou as estatísticas descritiva e bivariada. Os principais achados foram: a) nível mediano de QVT, sendo que 3 fatores (legislação/constitucionalismo; trabalho e espaço total de vida; e relevância social da vida no trabalho) da escala de QVT obtiveram as maiores médias; b) correlações significativas entre os fatores da QVT e as categorias faixa etária e tempo total de experiência profissional; c) correlação entre o fator da QVT condições de trabalho e a categoria tempo total de trabalho sugeriu uma piora nas condições de trabalho com o passar do tempo; e d) fator da QVT compensação (recompensas) apresentou notas mais baixas, indicando que as contrapartidas dadas pelas organizações podem estar gerando insatisfação, segundo a percepção dos discentes-trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jesuina Maria Pereira Ferreira, Universidade Federal do Cariri

Doutora em Administração / Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestra em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará – UFC.  Atua na docência dos cursos de Graduação e Mestrado em Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Juazeiro do Norte - CE - BR.

Vanderson Estevão dos Santos, -Universidade Federal do Cariri

Graduado em Administração pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Juazeiro do Norte - CE - BR.

Michelle de Souza Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga e Doutora em Gestão de Pessoas pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuação na área de Recursos Humanos na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Belo Horizonte - MG - BR.

Downloads

Publicado

2025-10-20

Como Citar

FERREIRA, Jesuina Maria Pereira; SANTOS, Vanderson Estevão dos; ROCHA, Michelle de Souza. Estudo sobre qualidade de vida no trabalho com discentes-trabalhadores da Universidade Federal do Cariri. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 131–150, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i3.p131-150.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5900. Acesso em: 9 nov. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)