Evasão no ensino superior

um estudo bibliométrico sobre o uso de instrumentos de inovação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v15i1.6342.pe6342.2026

Palavras-chave:

evasão, inovação, retenção, ensino superior

Resumo

Neste estudo bibliométrico, como forma de mitigar os riscos de evasão em cursos de graduação, foi investigado o uso de instrumentos de inovação nessa modalidade de ensino. Os dados da pesquisa foram extraídos da base de dados Web of Science e tratados por meio da ferramenta Bibliometrix. Os resultados indicam que a evasão é influenciada por diversos fatores e que dispositivos inovadores demonstram potencial para mitigar o problema e melhorar o desempenho acadêmico. Por outro lado, a pesquisa também aponta que o uso inadequado de tecnologia pode ter, como consequência indesejável, a aprendizagem superficial. Conclui-se que a adaptação de inovações ao ensino, aliada à detecção precoce de estudantes em risco, é essencial para reduzir as taxas de evasão e promover o sucesso acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simone Braga Dixini, Universidade Federal de São João del-Rei

Mestranda em Administração Pública pela Universidade Federal de São João del-Rei (2025). Especialista em Gestão de Políticas Públicas (2018). Técnica em Secretariado (2017). Graduada em Administração pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2007). São João del-Rei, MG, BR.

Saulo Cardoso Maia, Universidade Federal de São João del-Rei

Professor Adjunto da Universidade Federal de São João do Rei, Brasil. Doutor em Administração (Negócios, Economia e Mercados) e Mestre em Contabilidade e Controladoria. Professor Visitante na UQ Business School, Universidade de Queensland, Austrália. São João del-Rei, MG, BR.

Downloads

Publicado

2026-08-10

Como Citar

DIXINI, Simone Braga; MAIA, Saulo Cardoso. Evasão no ensino superior: um estudo bibliométrico sobre o uso de instrumentos de inovação. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 15, n. 1, p. e6342, 2026. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v15i1.6342.pe6342.2026. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/6342. Acesso em: 29 ago. 2026.

Edição

Seção

Artigos