O QUE SE COMPREENDE POR GESTÃO SECRETARIAL: PERCEPÇÃO DE UMA AMOSTRA DE DISCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Autores

  • Joelma Soares da Silva Universidade Federal do Ceará
  • Conceição de Maria Pinheiro Barros Universidade Federal do Ceará
  • Raíssa Sampaio da Cruz Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i1.p65-77.2016

Palavras-chave:

Gestão secretarial, Percepção, Discentes de Secretariado

Resumo

A Gestão Secretarial é um tema recorrente, porém sua delimitação ainda carece de estudos que a comprove como construto. O objetivo deste artigo é analisar a compreensão de uma amostra de discentes de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará acerca da Gestão Secretarial. Para sua consecução, foi realizada uma revisão de literatura seguida de uma pesquisa de campo com discentes regularmente matriculados na disciplina Técnicas de Secretariado II do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Participaram 53 estudantes de nível de graduação entre os anos de 2014 e 2015. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório de natureza qualitativa cujos dados foram analisados por meio de análise de conteúdo e permitiram inferir que, entre os discentes participantes, há compreensão diversificada acerca da gestão secretarial, evidenciando uma ausência de conceito uniforme, porém com uma clara tendência para teorias de gestão sejam elas relacionadas diretamente às atividades secretariais ou de forma generalista. Percebeu-se que uma parte das respostas relaciona o assunto às práticas administrativas e não especificamente ao fazer secretarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Soares da Silva, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Administração na UECE; Mestre em Administração; Especialista em gestão de IES; Graduada em Secretariado Executivo; Professora Assisitente do Departamento de Adminsitração da UFC. Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC.

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação. Mestre em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior. Especialista em Comércio Exterior. Graduada em Secretariado Executivo. Professora e Vice coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFC

Raíssa Sampaio da Cruz, Universidade Federal do Ceará

Especialista em  Gestão e Pessoas (FANOR) e Psicologia Organizacional e do Trabalho (UECE). Graduada em Gestão de Recursos Humanos (FANOR). Graduanda em Secretariado Executivo (UFC). Assistente de Recursos Humanos. 

Downloads

Publicado

2016-09-09

Edição

Seção

Artigos