RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NO SEGMENTO DE PRODUTOS ORGÂNICOS

Authors

  • Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz Centro Universitário Christus (Unichristus)
  • Bruno Chaves Correia-Lima Unichristus

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i2.p34-46.2016

Keywords:

Responsabilidade Social do Consumidor, Produtos orgânicos, Comportamento do consumidor

Abstract

O objetivo geral deste estudo é mensurar o nível de responsabilidade social do consumidor de produtos orgânicos, em relação à percepção de seu comportamento. Foram analisadas quatro dimensões de comportamento: altruísta, ambientalmente sustentável, ativista e ético. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e explicativa realizada por meio de uma amostra de 92 indivíduos autodeclarados consumidores de produtos orgânicos. Foram empregadas técnicas estatísticas (teste t de médias, correlação e regressão múltipla), por meio do software SPSS 20.0. Os resultados indicaram níveis altos de responsabilidade social de consumidores orgânicos para as dimensões: altruísta, ambientalmente sustentável e ativista, contudo nível moderado para o comportamento ético. Foi revelada forte correlação entre as dimensões: ambiental e altruísta; ambiental e ativista; ativista e altruísta. Ademais, tem-se que a variável renda não se mostrou preditora significativa do nível de responsabilidade social. Porém, a variável idade apresentou fraca relação inversa com o nível de responsabilidade social, ou seja, infere-se que os mais jovens afirmam ser consumidores mais responsáveis que os indivíduos com mais anos de vida.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Matile Facó de Paula Pessoa Queiroz, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Graduanda em Administração (Unichristus)

Bruno Chaves Correia-Lima, Unichristus

Graduado em Administração e Ciências Contábeis - UFC

Mestre em Administração e Controladoria - UFC

Doutorando em Administração - UFBA

Published

2017-05-24

How to Cite

QUEIROZ, Matile Facó de Paula Pessoa; CORREIA-LIMA, Bruno Chaves. RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NO SEGMENTO DE PRODUTOS ORGÂNICOS. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 34–46, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v5i2.p34-46.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1190. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES