RESPONSABILIDADE SOCIAL DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE MULTIDIMENSIONAL NO SEGMENTO DE PRODUTOS ORGÂNICOS
DOI:
https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i2.p34-46.2016Palavras-chave:
Responsabilidade Social do Consumidor, Produtos orgânicos, Comportamento do consumidorResumo
O objetivo geral deste estudo é mensurar o nível de responsabilidade social do consumidor de produtos orgânicos, em relação à percepção de seu comportamento. Foram analisadas quatro dimensões de comportamento: altruísta, ambientalmente sustentável, ativista e ético. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, descritiva e explicativa realizada por meio de uma amostra de 92 indivíduos autodeclarados consumidores de produtos orgânicos. Foram empregadas técnicas estatísticas (teste t de médias, correlação e regressão múltipla), por meio do software SPSS 20.0. Os resultados indicaram níveis altos de responsabilidade social de consumidores orgânicos para as dimensões: altruísta, ambientalmente sustentável e ativista, contudo nível moderado para o comportamento ético. Foi revelada forte correlação entre as dimensões: ambiental e altruísta; ambiental e ativista; ativista e altruísta. Ademais, tem-se que a variável renda não se mostrou preditora significativa do nível de responsabilidade social. Porém, a variável idade apresentou fraca relação inversa com o nível de responsabilidade social, ou seja, infere-se que os mais jovens afirmam ser consumidores mais responsáveis que os indivíduos com mais anos de vida.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento particular, de um lado, o CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – UNICHRISTUS, doravante denominado somente UNICHRISTUS, e, de outro,
1) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
2) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
3) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
4) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
5) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
doravante denominado(s) somente AUTOR da OBRA caracterizada como artigo acadêmico, intitulado, têm entre si justo e acertado, na melhor forma de direito, o que se segue:
Ao submeter um artigo à Revista Gestão em Análise - ReGeA, os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC-BY-NC-SA). A licença CC-BY-NC-SA permite que outras pessoas utilizem o trabalho de forma não comercial, desde que atribuam crédito aos autores. Isso inclui a possibilidade de remixar, adaptar e criar novos trabalhos a partir do original.
Os autores concedem à ReGeA o direito de primeira publicação, reconhecendo-a como a editora original do trabalho, dado que isto é importante para a integridade da publicação e para a identificação da fonte inicial. E outorgam à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar a obra das seguintes formas: (1) disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias. (2) divulgar partes e/ou a obra completa com o intuito de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir a obra em qualquer formato, incluindo mídias digitais.
Com essa licença, os autores podem firmar contratos adicionais separadamente para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositórios institucionais ou como capítulos de livros), com o devido reconhecimento de autoria e da publicação inicial na ReGeA. Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seu trabalho online após a publicação na revista, uma vez que isso pode ampliar a visibilidade e o impacto da obra.
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, ao publicar na ReGeA. Os quais afirmam que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo, o que implica que devem garantir que o trabalho seja original e não infrinja direitos de terceiros. Os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando, assim, os termos e condições dessa licença.
Fortaleza, Ceará, ______________de_________________________ de 20______ .
1) __________________
2) __________________
3) __________________
4) __________________
5) __________________
Pelo Centro Universitário Christus (Unichristus):
__________________
















