ANÁLISE DE VIABILIDADE DO MERCADO: IMPLANTAÇÃO DE UMA FÁBRICA DE LATICÍNIOS EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i1.p85-105.2018

Palavras-chave:

Plano de negócio, Pesquisa de mercado, Fábrica de laticínios

Resumo

O presente artigo procura responder sobre a viabilidade mercadológica de implantar uma fábrica de laticínios em Moçambique – África. Com onze províncias, superfície de 801.590 Km², 29 milhões de habitantes, o país não possui laticínios relevantes e depende da importação de produtos essenciais à nutrição, como os derivados do leite. A pesquisa contou com procedimentos de amostragem não probabilística junto às pessoas das classes A, B e C das três principais cidades do país, Maputo, Beira e Nampula. Assim, apresentam-se resultados relativos à percepção ao preço do litro, hábito de compra, padrão de compra, tipo e principais substitutos utilizados do leite longa vida e, hábitos de compra dos demais derivados, iogurte, queijo e manteiga. Por fim, exibe-se uma projeção de demanda agregada para os anos de 2018, 2019 e 2020 dos produtos. Na conclusão, aprova-se a viabilidade mercadológica do negócio, pela confirmação da demanda em quantidades substanciais dos produtos.

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Biografia do Autor

Nadir Aboobacar Mahomed, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante do Curso de Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina

Rogerio da Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduação em Administração Pública e Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo. Atuou como docente, pesquisador e em cargos administrativos na Universidade Federal de Santa Maria, Centro Universitário Álvares Penteado, Faculdades Integradas de São Paulo, Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas e Universidade Nove de Julho. É ex-presidente da Comissão Própria de Avaliação da Universidade Federal de Santa Maria e foi Avaliador Institucional do INEP-MEC. Coordenou a área de Empreendedorismo e Governança Corporativa no Encontro da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, passando a coordenar a área de Empreendedorismo, Inovação e Startups em 2017. É Professor Associado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde é Professor do Programa de Mestrado Profissional em Administração Universitária e Coordena a linha de pesquisa Sistemas de Avaliações e a Gestão Acadêmica. 

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Publicado

2018-06-29

Edição

Seção

Artigos