UMA VISÃO RELACIONAL DAS CONTRIBUIÇÕES DAS INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS PARA A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO ABERTA POR MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p7-21.2020

Palavras-chave:

Inovação Aberta, Instituição Científica e Tecnológica, Micro e Pequenas Empresas, Recursos Relacionais

Resumo

Neste artigo, conduz-se uma investigação sobre as contribuições das Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs) para a adoção de estratégias de Inovação Aberta (IA) por Micro e Pequenas Empresas (MPEs). Ele é pautado por uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso junto às ICTs do estado do Rio Grande do Sul - RS que alcançou destaque na primeira edição do Edital SEBRAE de Inovação ao ter o maior número de projetos aprovados em âmbito nacional, totalizando 27,5 % dos projetos. A coleta de dados se deu em formulário on-line disponibilizado via Google Forms aos responsáveis pelas ICTs, tendo alcançado 48 ICTs de um total de 54 mapeadas no Estado do RS. A análise das evidências ocorreu à luz dos elementos da Visão Relacional (VR) que problematizam, questionam e complementam a Visão Baseada em Recursos (VBR) e que permitem o desenvolvimento de recursos relacionais (estrutura de colaboração, o modo de relacionamento e os parceiros como recurso). As evidências obtidas sugerem que as ICTs podem contribuir para a adoção de estratégias de IA por MPEs ao estreitar suas relações com as MPEs, moldar mecanismos específicos de IA para MPEs e construir conexões entre outros atores, além de grandes empresas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvio Bitencourt da Silva, UNISINOS, RS

Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio do Sinos - UNISINOS. Atualmente exerce a função de professor do Mestrado Profissional em Direito da Empresa e dos Negócios e dos MBAs em Gestão nos campos da inovação e estratégia; e a função de Gerente de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Unidade Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação da UNISINOS. Tem experiência em gestão de instituições de educação profissional e tecnologia; implantação e avaliação de sistemas e modelos de gestão como p. ex. o Modelo de Excelência da Gestão - MEG da Fundação Nacional da Qualidade - FNQ; implantação de processos de planejamento estratégico em empresas, instituições de ensino técnico e superior e entidades representativas com sindicatos patronais e associações; e gestão de parcerias de PD&I. Sua pesquisa orbita nos temas sobre estratégias interorganizacionais e gestão da inovação (tecnológica e social), com ênfase na adoção de estratégias de inovação aberta pelas empresas, e políticas públicas para inovação tecnológica. 

Alexandre Zigunovas Junior, SEBRAE RS

Especialista em Projetos de Inovação no SEBRAE/RS. Trabalho com metodologia de mapeamento de ecossistemas de inovação. Promovo ações de inovação tecnológica para micro e pequenas empresas, tais como matchmakings e hackathons, customizo soluções com gamificação e design thinking. Organizo e desenvolvo programas de encadeamento tecnológico e produtivo entre pequenas e startups junto a médias e grandes empresas para inovação aberta e projetos compartilhados de inovação, além de ações de inovação tecnológica corporativas. Administrador de empresa pela UFRGS, especialista em Gestão de Projetos pela FGV e MBE em Engenharia de Produção e Sistemas pela UNISINOS. Designer thinker em constante aprendizagem e amante do tema de inovação e inovação aberta. Em desenvolvimento como cientista de dados pela Data Science Academy.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Edição

Seção

Artigos