A TEORIA DE VALORES INDIVIDUAIS E A REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Priscila Keller Pires UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.
  • Graziela Dias Alperstedt UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i3.p87-106.2022

Palavras-chave:

valores individuais, perfis de valores, teoria de valores universais, estudantes de administração

Resumo

O objetivo deste estudo foi o de testar e validar a versão refinada da Teoria de Valores de Schwartz et al. (2012), aplicando o Questionário de Perfis de Valores (QPV-5) em uma amostra de estudantes de graduação em Administração. Participaram deste estudo 406 estudantes de graduação de universidades públicas e privadas, em sua maioria, com média de idade entre 20 e 24 anos. Nesta amostra, o QVP-5, testado por meio da Análise fatorial confirmatória (AFC), não apresentou índices satisfatórios de consistência interna. Dessa maneira, uma nova estrutura fatorial foi proposta, carregando 43 fatores de valores com o suporte da análise fatorial exploratória (AFE) e escalonamento multidimensional (MDS). O modelo de valores proposto foi chamado de VADMC por se tratar dos Valores dos estudantes de Administração Catarinenses e apresenta 12 valores que se agrupam em 8 dimensões distintas. Os dados demonstraram o direcionamento a valores importantes na direção de comportamentos sustentáveis dos estudantes, tais como benevolência, universalismo tolerância, universalismo natureza, equidade, inovação e tradição, valores presentes nas dimensões de 3º nível: respeito, conservação ambiental, indulgência e legado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscila Keller Pires, UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina.

Doutoranda e Mestre em Administração pelo Centro Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Concluiu um ano de Mestrado em Gestão na Universidade de Coimbra (UC); Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é pesquisadora do projeto Transformações no campo da gestão: inovação social, empreendedorismo social, negócios sociais e educação para a sustentabilidade, coordenado pela Professora Graziela Dias Alperstedt (UDESC). Em 2016 atuou como pesquisadora visitante na Concordia University com bolsa concedida pelo Governo Canadense no Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) pelo projeto: Valores individuais e Comportamento Sustentável de estudantes de Administração. Possui interesse de pesquisa nos seguintes temas: valores individuais, comportamento organizacional, sustentabilidade nas organizações, inovação social, negócios de impacto social e educação para a sustentabilidade.

Downloads

Publicado

2022-09-21

Edição

Seção

Artigos