A PERCEPÇÃO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL ENTRE CONSUMIDORES

Authors

  • Weslley Sales Nascimento
  • Rafaella Alves Medeiros Alvarenga
  • Alyne Oliveira do Vale
  • Rebeca Maria Bruno Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i2.p49-60.2015

Keywords:

Consumo sustentável, Consumidores, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade

Abstract

Esta pesquisa buscou explanar a importância do consumo para que se consiga alcançar o desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos de sustentabilidade e do comportamento do consumidor. O estudo é direcionado pela seguinte questão-problema: Qual a percepção dos consumidores universitários sobre o consumo sustentável? O objetivo geral deste estudo consiste em investigar qual a percepção dos consumidores universitários sobre o consumo sustentável. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo junto a consumidores de uma determinada Instituição de Ensino Superior localizada em Fortaleza-CE, aplicando-se um questionário baseado na pesquisa survey. A pesquisa foi realizada com 149 consumidores matriculados na IES em questão. Os dados coletados foram confrontados com a teoria para desenvolvimento da análise dos resultados. Ao final deste estudo, foi possível constatar que os consumidores questionados, quase em sua totalidade, sabem o significado de sustentabilidade e se preocupa com o futuro do planeta. Porém, maior parte deles praticam ações de consumo sustentável ainda de uma forma bastante tímida, muitos ainda não buscam mudar hábitos, a fim de se ter um posicionamento de consumo sustentável.

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How to Cite

NASCIMENTO, Weslley Sales; ALVARENGA, Rafaella Alves Medeiros; VALE, Alyne Oliveira do; MONTENEGRO, Rebeca Maria Bruno. A PERCEPÇÃO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL ENTRE CONSUMIDORES. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 49–60, 2015. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v4i2.p49-60.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/678. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

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