ANALISANDO CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA SOB A ÓTICA DOS PILARES DA METODOLOGIA DSOP: UM ESTUDO JUNTO AOS ARTESÃOS DA ASSOCIAÇÃO COSTA LESTE DE ARTESÃO DE MATO GROSSO DO SUL (ACLAMS)

Autores

  • Marçal Rogério Rizzo UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Silvio Paula Ribeiro UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Reinaldo Aparecido Domingos PhD. em Educação Financeira pela Florida Christian University (FCU), escritor, educador e terapeuta financeiro. Presidente da DSOP Educação Financeira, Editora DSOP e da Associação Brasileira de Educação Financeira (Abefin)
  • Aline Alves Andrade de Aquino Bacharela em Administração de Empresas pela Faculdade de São Paulo; Pós-graduada em Finanças Empresariais pela United Business School (UBS); Pós-graduada em Market Intelligence pela Saint Paul Escola de Negócios com MBA em Empreendedorismo e Gestão de Negócios pelo Centro Universitário do Sul de Minas Gerais (UNIS).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p62-81.2021

Palavras-chave:

educação financeira, DSOP, finanças, ACLAMS

Resumo

A educação financeira tem sido, na atualidade, tema de reflexão e discussão, potencializado, no Brasil, em razão das crises econômicas e do apelo ao consumo vivenciado nas últimas décadas. O presente estudo articula uma análise da aplicação de pontos e concepções de educação financeira sob a ótica dos pilares da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) junto aos artesãos da Associação Costa Leste de Artesão de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), localizada no município de Três Lagoas/MS. Parte-se da premissa de que a maioria dos artesãos ligados à ACLAMS necessitariam de mais conhecimentos ligados à educação financeira, especialmente em aspectos que tenham aderência com a metodologia DSOP. Para validação dessa hipótese, foi aplicado, no mês de novembro de 2020, um questionário com questões abertas e de múltipla escolha junto aos artesãos, constatando-se que eles têm pouco conhecimento de temas relacionados à educação financeira e finanças pessoais, bem como suscitando a necessidade de aprimoramento dos conhecimentos e atitudes dos artesãos no que tange à educação financeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-10-26

Edição

Seção

Artigos