INTERNACIONALIZAÇÃO DE BIOJOIAS

UMA UNIÃO ENTRE SOCIOBIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO 

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i2.p177-197.2024

Palabras clave:

sociobiodiversidade, biojoias, internacionalização

Resumen

Analisar se a sociobiodiversidade brasileira contribui para a inserção dos produtores de biojoias no mercado internacional corresponde ao objetivo geral deste estudo. Como objetivos específicos tem-se verificar quais fatores da sociobiodiversidade brasileira contribuem para agregação de valor para os produtores de biojoias ingressarem no mercado internacional; averiguar se a inserção das biojoias brasileiras no mercado internacional contribui para a formação de cadeias produtivas de interesses dos povos e das comunidades tradicionais e de agricultores familiares; e constatar se a produção de biojoias por povos e comunidades tradicionais colabora para a manifestação da cultura popular e de sua capacidade criativa.  A pesquisa qualitativa de caráter exploratório fez uso de um roteiro de entrevista para a coleta de dados. Os resultados demonstram que, mais que contribuir para a inserção das biojoias no mercado internacional, a sociobiodiversidade reiterou valores sociais, culturais e econômicos, ajudando na diversificação das peças e aumentando as oportunidades para os produtores. 

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Biografía del autor/a

Givan Aparecido Fortuoso da Silva, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec BarueriUniversidade Federal do ABC - UFABC

Doutorando em Economia Política Mundial na Universidade Federal do ABC - UFABC. Possui Mestrado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001). Atualmente é professor da Faculdade de Tecnologia de Barueri (CEETEPS - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza), já tendo lecionado em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como Mackenzie, PUC-SP, UNINOVE, FIT, Faculdades Senai, entre outras. Atua, também, como consultor pela Associação Brasileira de Consultoria e Assessoria em Comércio Exterior. A área de Negócios Internacionais é a sua área de interesse de ensino e pesquisa, tendo como temas principais: política comercial externa, empreendedorismo internacional, internacionalização de empresas brasileiras, políticas públicas voltadas para o desenvolvimento da atividade de comércio exterior.

Adriana de Souza Martins, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Érica Santos Oliveira, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Márcia Joviano da Silva, Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Comércio Exterior pela Faculdade de Tecnologia de Barueri - Fatec Barueri

Publicado

2024-04-24

Cómo citar

SILVA, Givan Aparecido Fortuoso da; MARTINS, Adriana de Souza; OLIVEIRA, Érica Santos; SILVA, Márcia Joviano da. INTERNACIONALIZAÇÃO DE BIOJOIAS: UMA UNIÃO ENTRE SOCIOBIODIVERSIDADE, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO . Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 177–197, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i2.p177-197.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4706. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos