A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL

Auteurs

  • Mafalda Maria Pinto Farrim Fernandes Santiago Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i3.p66-82.2019

Mots-clés :

Marketing Interno, New Media, Recursos Humanos, Sucesso Organizacional

Résumé

Este artigo tem como objetivo geral analisar se as organizações adotam práticas de marketing interno e se este contribui para o sucesso organizacional destas e de seus recursos humanos em particular. Simultaneamente, também se pretende contribuir para um melhor entendimento desse conceito, de sua aplicabilidade e consequências. Para isso, recorreu-se ao método de amostragem não probabilística por conveniência, aplicando-se 428 questionários válidos a trabalhadores em território português. Para testar as hipóteses, utilizou-se o método das equações estruturais por meio do software IBM SPSS AMOS v.25. Os resultados evidenciaram que as práticas de marketing interno promovem comprometimento afetivo, atitude de superação e satisfação no trabalho e levam a que os trabalhadores tenham uma personalidade proativa no desenvolvimento de suas funções na organização.

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Biographie de l'auteur

Mafalda Maria Pinto Farrim Fernandes Santiago, Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

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Publiée

2019-12-27

Comment citer

SANTIAGO, Mafalda Maria Pinto Farrim Fernandes. A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE MARKETING INTERNO PARA O SUCESSO ORGANIZACIONAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 3, p. 66–82, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i3.p66-82.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2727. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

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