AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DA UAST/UFRPE

Auteurs

  • Renan Silva Ferreira DOCENTE MESTRE UFRPE
  • Maria Rickaely Andrade UFRPE

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p48-61.2021

Mots-clés :

metodologias ativas, docentes, discentes, administração, economia

Résumé

Este estudo objetiva analisar a percepção dos docentes e discentes acerca das metodologias ativas utilizadas nos cursos de Administração e Economia da Unidade Acadêmica de Serra Talhada - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAST/UFRPE). Ele foi realizado por meio de uma pesquisa bibliográfica (Base Scielo) e híbrida, mediante utilização de dois questionários on-line, estruturados em 16 perguntas, contendo uma amostra com 15 docentes respondentes, e outro com 12 perguntas, contendo uma amostra de 93 discentes respondentes, dos cursos estudados. Dessa forma, é possível verificar que, majoritariamente, existem professores formados em Administração, com 2 a 19 anos de atuação, e em ambas as atuações, existem aqueles que conhecem as metodologias ativas, mas entendem que elas ainda não são facilmente compreendidas pelos discentes. Os estudos dirigidos, sala de aula invertida, seminários e debates são provenientes de interesse dos docentes e apontados como os métodos que mais contribuem para a aprendizagem individual e coletiva, principalmente, pela dificuldade em disciplinas com predominância em cálculos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Renan Silva Ferreira, DOCENTE MESTRE UFRPE

Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural. Docente da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Serra Talhada - PE - BR. E-mail: <renansilvaferreirax@gmail.com>.

Maria Rickaely Andrade, UFRPE

Graduanda em Administração pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Serra Talhada - PE - BR. E-mail: <rickaelyandrade10@gmail.com>.

Téléchargements

Publiée

2021-10-19

Comment citer

FERREIRA, Renan Silva; ANDRADE, Maria Rickaely. AS METODOLOGIAS ATIVAS NA PERCEPÇÃO DOS DOCENTES E DISCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DA UAST/UFRPE. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 48–61, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p48-61.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3632. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles