ASSOCIAÇÃO DE MULHERES LOUCEIRAS DO MARUANUM (ALOMA): TRADIÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ-AMAZÔNIA-BRASIL

Auteurs

  • Kátia Paulino dos Santos Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

DOI :

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v5i2.p47-63.2016

Mots-clés :

Economia solidária, Política Pública, Associação de Mulheres Louceiras do Maruanum

Résumé

A economia solidária vem se fortalecendo e se afirmando como uma possibilidade viável, sensata e emancipadora. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo analisar a Associação de Mulheres Louceiras do Maruanum (ALOMA), localizada no extremo norte da Amazônia Brasileira, o Estado do Amapá, de forma a evidenciar os principais avanços e fragilidades na política de fomento à economia solidária, assim como os principais progressos e entraves enfrentados pela Associação. Realizou-se estudo de caso sobre a ALOMA, com Análise de Custo-Efetividade (ACE), por meio de entrevistas com a presidente da Associação e com outras associadas, concretizando uma pesquisa qualitativa.  Encontra-se estruturado em três partes: a primeira tratou da política nacional de economia solidária e suas estratégias de fomento aos empreendimentos; a segunda apresentou o espaço geográfico da pesquisa, o Estado do Amapá; e a última parte analisou a Associação, seu perfil, principais resultados das políticas de fomento e seus principais entraves e avanços.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Kátia Paulino dos Santos, Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Gestão pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro de Portugal – UTAD (2017), Mestre em Planejamento e Políticas Públicas pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2010), Especialista em Políticas Públicas de Emprego, Trabalho e Renda pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2006) e Bacharel e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá - UNIFAP (2005). Atualmente é Professora efetiva da Universidade do Estado do Amapá – UEAP, vinculada ao Colegiado de Pedagogia, e também do Centro de Ensino Superior do Amapá – CEAP, atuando no Curso de Direito e Design. 

Téléchargements

Publiée

2017-05-24

Comment citer

SANTOS, Kátia Paulino dos. ASSOCIAÇÃO DE MULHERES LOUCEIRAS DO MARUANUM (ALOMA): TRADIÇÃO E ECONOMIA SOLIDÁRIA NO ESTADO DO AMAPÁ-AMAZÔNIA-BRASIL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 5, n. 2, p. 47–63, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v5i2.p47-63.2016. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/881. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles