Circular supply chain management no contexto do e-waste

uma revisão bibliométrica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i3.p24-47.2025

Palabras clave:

gestão da cadeia de suprimentos circular, resíduo eletrônico, impactos socioambientais, Web of Science, revisão bibliométrica

Resumen

Até 2030, o mundo atingirá a marca de 74 milhões de toneladas métricas de resíduos eletrônicos gerados anualmente. Contudo, os problemas gerados pelas atividades econômicas podem ser mitigados pelo desenvolvimento da gestão da cadeia de suprimentos circular (Circular Supply Chain Management) do resíduo eletrônico. Apesar da relevância do tema, não foi encontrado um manuscrito vinculado ao contexto da área de operações e produção. Assim, por meio da base de dados Web of Science, realizou-se uma revisão bibliométrica de 34 artigos, seguida de uma apreciação no VosViewer dos relacionamentos dos autores, publicações, países, periódicos e palavras-chave, seguida de uma análise de conteúdo dos principais artigos. Por fim, oferece um modelo teórico das etapas da área de operações em face da cadeia de suprimentos circular. Nesse contexto, as questões normativas são preponderantes sobre as ações realizadas pelas organizações para a cadeia de suprimentos circular, assim como as oportunidades advindas com as tecnologias emergentes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leonardo Caixeta de Castro Maia, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP - EAESP). Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Uberlândia - MG - BR.

Tiago Moraes Mariano, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Finanças pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). MBA em Finanças Corporativas pela Saint Paul. Graduação em Administração de Empresas pela UFU. Professor na Universidade de Uberaba (UNIUBE). Uberaba - MG - BR. 

Publicado

2025-10-03

Cómo citar

MAIA, Leonardo Caixeta de Castro; MARIANO, Tiago Moraes. Circular supply chain management no contexto do e-waste: uma revisão bibliométrica. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 14, n. 3, p. 24–47, 2025. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v14i3.p24-47.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/5774. Acesso em: 8 oct. 2025.

Número

Sección

Artículos

Artículos más leídos del mismo autor/a