O MODELO DE NEGÓCIOS DO SETOR EDITORIAL CEARENSE COM O AUXÍLIO CANVAS

Autores

  • Elnivan Moreira de Souza
  • Jocasta Saraiva de Sousa
  • Felipe Gerhard Paula Sousa
  • Lucas Lopes Ferreira de Souza

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i2.p83-101.2015

Palavras-chave:

Modelo de negócios, Canvas, Mercado editorial

Resumo

O objetivo geral deste trabalho é construir o quadro Canvas unificado do setor editorial cearense. Como objetivos específicos, esta pesquisa se propõe a: i. Identificar o Modelo de Negócios de três editoras cearenses por meio dos nove blocos que estruturam a ferramenta Canvas; ii. Relacionar melhorias para o aperfeiçoamento do Modelo de negócios do Mercado Editorial Cearense com as novas tendências do mercado nacional. Para tal, será realizada uma pesquisa descritiva exploratória de natureza qualitativa. Quanto aos meios, a pesquisa classifica-se como bibliográfica e estudo de caso. Nas entrevistas, foram abordados assuntos como: quais os segmentos de clientes, proposta de valor oferecida pela empresa, recursos-chave e suas receitas. Por meio dos resultados obtidos, percebeu-se o crescente uso de ferramentas digitais de produção, utilização e compra dos produtos e serviços ofertados pelas empresas gráficas, decorrente de uma forte imposição mercadológica. Do mesmo modo, observa-se a concorrência cada vez mais presente de empresas internacionais e inter-regionais no setor gráfico cearense, exigindo a remodelação das atividades e recursos que compõem a plataforma de negócios do setor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

SOUZA, Elnivan Moreira de; SOUSA, Jocasta Saraiva de; SOUSA, Felipe Gerhard Paula; SOUZA, Lucas Lopes Ferreira de. O MODELO DE NEGÓCIOS DO SETOR EDITORIAL CEARENSE COM O AUXÍLIO CANVAS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 4, n. 2, p. 83–101, 2015. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v4i2.p83-101.2015. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/681. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos