Ascenção da Ciência Aberta e os critérios Qualis Capes Educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.123.4891.p29-31.2023

Keywords:

ciência aberta, avaliação de periódicos, qualis educação, conhecimento científico

Abstract

O trabalho trata da relação entre os pilares da Ciência Aberta (CA) e os critérios utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliar os periódicos científicos na área da Educação (2017-2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e correlacional porque fornece uma descrição dos critérios utilizados no Qualis Educação e as possíveis relações existentes entre eles e os pilares da CA. O objetivo foi demonstrar o descompasso entre os critérios utilizados para avaliar os periódicos da área da Educação e a valorização da CA. Constatou-se que a publicação em acesso aberto, a avaliação por pares aberta, a disponibilização de dados e cadernos de campo aberto e os recursos educacionais abertos não são considerados na avaliação e na estratificação dos periódicos realizados pela Capes na área de Educação. Conclui-se que o modelo avaliativo implementado, ao valorizar prioritariamente o número de citações em artigos, a indexação e a internacionalização, relegou os pilares da Ciência Aberta à invisibilidade, não estimulando sua implementação. Sugere-se o redimensionamento dos critérios para a avaliação de periódicos, considerando a emergência da CA para impulsionar sua adoção nos periódicos brasileiros.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Vice-presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil 2020-2024). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPq.

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Doutora e mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (2019). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pelo Instituto de Ensino Superior São Judas Tadeu (2017). Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piaui (UESPI) (2013). Pesquisadora no Grupo de Estudos Práticas e Pesquisas Memória o Oralidade (PEMO) da Universidade Estadual do Ceará.

Karla Colares Vasconcelos, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará - UFC (2018). Foi bolsista CNPq no doutorado. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Federal do Ceará (2014), com linha de pesquisa em História e Memória da Educação. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2004). É membro do LAPEDI - Laboratório de Práticas Educativas Digitais, que estuda sobre as práticas educativas e as subjetividades do corpo dentro e fora dos meios midiáticos. Atualmente é professora Adjunta I da Universidade Federal de Roraima - UFRR, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - LEDUCARR, Coordenadora Financeira do Núcleo de Educação a Distância - NEaD/UFRR; Coordenadora Geral da Universidade Aberta do Brasil - UAB da Universidade Federal de Roraima- UFRR, Vice Coordenadora do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva - PROFEI/UFRR e Editora da Revista Ensino em Perspectiva - EnPe.

Cristine Brandenburg, Universidade Estadual do Ceará

Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2019). Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Bolsista CNPq (2015). Especialista em Saúde Pública pala Universidade Estadual do Ceará (2017). Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Estácio do Ceará - Campus Moreira Campos - ESTÁCIO/CE (2021). Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2008), Bolsista PROUNI. Vice-Líder do grupo de pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO). Participante do Grupo de Pesquisa Formação Docente, História e Política Educacional e do Grupo de Pesquisa OMNI - Currículo, aprendizagem, tecnologia educacional e avaliação. Editora da Revista Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Revpemo. Pesquisadora do projeto de pesquisa Educadoras do Século XX: formação docente, práticas e representações, financiado pela FUNCAP (2021-2023). Membro da equipe editorial da revista Ensino em Perspectivas (EnPe). Atualmente docente da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) e Diretora Pedagógica do Instituto Interdisciplinar de Educação, Ciências e Saúde (IIECS).

Lia Mara Silva Alves, Centro Universitário Christus

Mestranda em Direito pelo Centro Universitário Christus. Possui especialização em Docência em EAD (2011) pela Universidade de Fortaleza. Graduação em Bacharelado em Pedagogia (2005) e Direito (2011) pela Universidade de Fortaleza. Atualmente trabalha como Coordenadora geral do Núcleo de Educação a Distância da Unichristus. Trabalhou como Designer Educacional na Unichristus. Atuou como Professora Universitária de diversos cursos trabalhou a pesquisa científica como Metodologia Do Trabalho Científico, Elaboração do Trabalho Científico, Experiência docente em orientações de monografia e trabalho de conclusão curso na área jurídica da universidade Fortaleza. A mais de 14 anos tem experiência com Educação a Distância - EAD, desenvolvendo atividades de tutoria, professora e conteudista. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na modalidade de Educação a Distância.

Published

2023-10-19

Issue

Section

Artigos Originais