Ascenção da Ciência Aberta e os critérios Qualis Capes Educação
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.123.4891.p29-31.2023Palavras-chave:
ciência aberta, avaliação de periódicos, qualis educação, conhecimento científicoResumo
O trabalho trata da relação entre os pilares da Ciência Aberta (CA) e os critérios utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) para avaliar os periódicos científicos na área da Educação (2017-2020). Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva e correlacional porque fornece uma descrição dos critérios utilizados no Qualis Educação e as possíveis relações existentes entre eles e os pilares da CA. O objetivo foi demonstrar o descompasso entre os critérios utilizados para avaliar os periódicos da área da Educação e a valorização da CA. Constatou-se que a publicação em acesso aberto, a avaliação por pares aberta, a disponibilização de dados e cadernos de campo aberto e os recursos educacionais abertos não são considerados na avaliação e na estratificação dos periódicos realizados pela Capes na área de Educação. Conclui-se que o modelo avaliativo implementado, ao valorizar prioritariamente o número de citações em artigos, a indexação e a internacionalização, relegou os pilares da Ciência Aberta à invisibilidade, não estimulando sua implementação. Sugere-se o redimensionamento dos critérios para a avaliação de periódicos, considerando a emergência da CA para impulsionar sua adoção nos periódicos brasileiros.
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