Impactos da pandemia da covid-19 sobre a adaptação acadêmica, a saúde mental e o bem-estar de alunos universitários

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5252.p43-47.2024

Keywords:

Ensino Superior, avaliação de impactos, Pandemia da Covid-19, saúde mental

Abstract

O texto apresenta resultados de uma pesquisa executada para averiguar os impactos da Covid-19 sobre aspectos da saúde mental dos alunos de cursos de graduação, a partir do desenvolvimento do Projeto “Pandemia da Covid-19 na Educação Superior: avaliação dos impactos sobre a saúde mental de discentes e servidores, bem como sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES)", financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A amostra contou com a participação de 5.954 alunos matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Universitário Unichristus. Para o aspecto metodológico do estudo, adotou-se o método ex-post facto, com dados coletados por meio de formulário eletrônico disponibilizado via plataforma Google Forms. Os resultados revelaram os impactos da Covid-19 sobre a saúde mental dos alunos de graduação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paulo Roberto Melo de Castro Nogueira, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Universitário.

Published

2024-11-27

Issue

Section

Artigos Originais