Das teorias da interpretação à teoria da decisão: por uma perspectiva realista sobre as influências e constrangimentos sobre a atividade judicial

Autores

  • Ricardo de Lins e Horta Universidade de Brasília (UnB)
  • Alexandre Araújo Costa Universidade de Brasília (UnB)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v15i20.p271-297.2017

Palavras-chave:

Decisão Judicial, Teoria da Argumentação Jurídica, Contexto da Descoberta, Fatores extrajurídicos da decisão judicial, Teoria Realista da Interpretação

Resumo

A ideia de que seja possível desenvolver uma metodologia hermenêutica capaz de conduzir a decisões corretas continua sendo um dos elementos centrais dos discursos dogmáticos contemporâneos, especialmente na forma das teorias da argumentação. Em virtude disso, o comportamento judicial configura um elemento secundário no desenvolvimento das teorias tradicionais. As pesquisas descritivas a seu respeito acabaram se inspirando numa peculiar vertente do positivismo, o realismo jurídico, que levou a sério a ideia de que era preciso realizar uma ciência empírica do direito, capaz de explicar o papel das preferências político-ideológicas, pessoais, entre outras, na decisão judicial. Neste artigo, sustentamos que uma teoria realista da interpretação, que encare o direito como uma arena decisória, permite que se vislumbre uma teoria da decisão, que integre não só fatores discursivos, mas também estratégicos, sociais e reputacionais da decisão. Para tanto, apresentamos uma série de estudos empíricos, oriundos da Psicologia Cognitiva e Social, da Ciência Política e da Economia Comportamental, que investigam como os fatores extrajurídicos influenciam e constrangem o processo de tomada de decisão judicial. Por fim, com base em teorizações recentes sobre como o raciocínio humano se articula com o processo argumentativo de justificação, defendemos que, do ponto de vista da formulação de uma teoria da decisão judicial, a oposição entre contextos de “descoberta” e “justificação” não mais se sustenta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo de Lins e Horta, Universidade de Brasília (UnB)

Doutorando em Direito (UnB) e Mestre em Neurociências (UFMG). Pesquisador visitante no grupo Évolution & Cognition Sociale, da École Normale Supérieure, em Paris (2016-2017).

Alexandre Araújo Costa, Universidade de Brasília (UnB)

Mestre e Doutor em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Professor da Faculdade de Direito da UnB. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Política e Direito (UnB).

Downloads

Publicado

2017-07-12

Como Citar

HORTA, Ricardo de Lins e; COSTA, Alexandre Araújo. Das teorias da interpretação à teoria da decisão: por uma perspectiva realista sobre as influências e constrangimentos sobre a atividade judicial. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 15, n. 20, p. 271–297, 2017. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v15i20.p271-297.2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/1387. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL