A cidadania ambiental e a conscientização ecológica: uma análise crítica de uma pesquisa de campo realizada no campus Dom Luís da Faculdade Christus

Autores

  • Martasus Gonçalves Almeida
  • Germana Parente Neiva Belchior

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v6i10.p104-115.2008

Palavras-chave:

Meio ambiente, Cidadania ambiental, Sociedade de risco, Educação ambiental participativa

Resumo

O artigo é resultado do grupo de estudo e de pesquisa “Meio ambiente e Direitos Humanos: desafios e perspectivas”, e resultado final do projeto de Iniciação Científica, intitulado “A cidadania ambiental como instrumento de (re)construção harmônica do binômio homem versus meio ambiente”, ambos desenvolvidos pela Faculdade Christus. Tem como objetivo geral buscar instrumentos que ocasionem a cidadania e a educação ambiental, a ponto de proporcionar um convívio harmônico e sustentável entre os homens e o meio ambiente. Os objetivos específicos consistem em aprofundar o conhecimento acerca da crise ambiental hodierna para incentivar a ética ambiental e o comprometimento, individual e coletivo, por uma cidadania ambiental viável; averiguar o nível de consciência ambiental dos que compõem os corpos docente, discente e funcional da Faculdade Christus - sede Dom Luis. As metodologias utilizadas foram bibliográfica, descritiva e exploratória, com a realização de uma pesquisa de campo na citada faculdade, por meio da aplicação de questionário estruturado. Constata-se que há a necessidade de um maior engajamento dos entrevistados com a causa ambiental, a ponto de fortalecer uma ética ambiental basificada em um dever moral de preservação do meio ambiente, como alternativa para amenizar e desacelerar a crise ambiental ora existente, e, assim, firmar um compromisso existencial com as próximas e atuais gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-18

Como Citar

ALMEIDA, Martasus Gonçalves; BELCHIOR, Germana Parente Neiva. A cidadania ambiental e a conscientização ecológica: uma análise crítica de uma pesquisa de campo realizada no campus Dom Luís da Faculdade Christus. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 6, n. 10, p. 104–115, 2008. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v6i10.p104-115.2008. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/1875. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL