A “PERGUNTA PELA MULHER” NAS CIÊNCIAS CRIMINAIS: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FEMINISTA PARA O CAMPO DO DIREITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v19i32.p316-339.2021

Palavras-chave:

Ciências Criminais, Epistemologias feministas, Método legal feminista

Resumo

Objetivo: Este trabalho discute as possibilidades e os desafios da aplicação de um método feminista nas Ciências Criminais. Em diálogo com as epistemologias feministas, especialmente mobilizando a noção de saberes posicionados, propomos um exercício de estranhamento da representação dos sujeitos criminais nos textos acadêmicos.

Contextualização: As discussões deste artigo são resultado de uma experiência de pesquisa documental centrada nas representações das mulheres que cometem o crime de comércio ilegal de entorpecentes, tendo como fonte artigos científicos publicados em um importante periódico da área. Para destacar as marcas de gênero nesses textos, empregamos o método legal feminista desenvolvido pela autora estadunidense Katharine Bartlett no texto Feminist Legal Methods (1990).

Metodologia: O presente artigo é fruto das reflexões teóricas, políticas e, especialmente, epistemológicas, que surgiram no delineamento metodológico desta pesquisa. Nesse sentido, realizamos, neste artigo, uma revisão da literatura nacional e internacional, especialmente produções feministas sobre métodos e políticas de produção de conhecimento no Direito.

Resultados e contribuições: Com este trabalho, buscamos contribuir para o desenvolvimento de pesquisas na interface de Gênero e Direito, que permitam pensar não só em outros caminhos, mas também em outras perguntas referentes ao campo das Ciências Criminais.

Biografia do Autor

Letícia Cardoso Ferreira, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP- campus Franca

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direito da UNESP. Graduada em Direito pela USP-RP.

Ana Gabriela Mendes Braga, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UNESP- campus Franca

Pós-doutora pelo Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA - UMinho) e Universidade em Brasília (UnB). Mestra e doutora em Direito Penal e Criminologia pela Universidade de São Paulo (USP), com período sanduíche junto ao Departamento de Antropologia da Universitat de Barcelona (UB).

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

FERREIRA, Letícia Cardoso; BRAGA, Ana Gabriela Mendes. A “PERGUNTA PELA MULHER” NAS CIÊNCIAS CRIMINAIS: CONTRIBUIÇÕES DA METODOLOGIA FEMINISTA PARA O CAMPO DO DIREITO. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 19, n. 32, p. 316–339, 2021. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v19i32.p316-339.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/3908. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais