A lei do bem no distrito agroindustrial de Anápolis

potencialidades e desafios para a inovação regional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v23i43.p77-97.2025

Palavras-chave:

direito tributário, inovação tecnológica, desenvolvimento regional

Resumo

Objetivo: Com fundamento nos artigos 218 e 219 da Constituição Federal, que estabelecem o dever do Estado em promover o desenvolvimento científico e tecnológico como pilares do progresso nacional, o presente artigo examina a efetividade normativa da referida legislação no contexto do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA), em Goiás.

Método: Adotando metodologia qualitativa de revisão bibliográfica e documental, a pesquisa analisa a forma como as empresas ali instaladas incorporam os dispositivos legais em suas estratégias de inovação, bem como os reflexos jurídicos e institucionais decorrentes dessa prática.

Originalidade/Relevância: com caráter interdisciplinar, o estudo garante originalidade e relevância dirigida à promoção de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor produtivo nacional e regional.

Resultados: O trabalho demonstra que a implementação regulada da Lei do Bem no DAIA favorece o adensamento do ecossistema de inovação, promove a articulação entre entes públicos e privados e reforça a convergência entre política fiscal e desenvolvimento regional. A análise contribui para o debate sobre a concretização dos direitos constitucionais à inovação e à competitividade produtiva por meio de instrumentos jurídicos indutivos.

Contribuições teóricas: O estudo que trata de forma interdisciplinar a Lei nº 11.196/2005, denominada Lei do Bem, constitui relevante instrumento de pesquisa para a literatura jurídica convergida a indução e promoção de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) no setor produtivo nacional e regional.

Biografia do Autor

Eumar Evangelista de Menezes Júnior, Universidade Evangélica de Goiás

Doutor. PhD. Professor Permanente no Programa Stricto Sensu em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA) da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). Anápolis - GO - BR.

Carlos Henrique Conde Silva , Universidade Evangélica de Goiás

Mestre. Professor nos cursos de Direito e Engenharia de Software da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). Anápolis - GO - BR.

Sandro Dutra e Silva , Universidade Evangélica de Goiás

Doutor. PhD. Professor Permanente no Programa Stricto Sensu em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (PPG STMA) da Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA). Anápolis - GO - BR.

Downloads

Publicado

2025-08-11

Como Citar

MENEZES JÚNIOR, Eumar Evangelista de; SILVA , Carlos Henrique Conde; SILVA , Sandro Dutra e. A lei do bem no distrito agroindustrial de Anápolis: potencialidades e desafios para a inovação regional. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 23, n. 43, p. 77–97, 2025. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v23i43.p77-97.2025. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/5443. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais