ANALISANDO CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA SOB A ÓTICA DOS PILARES DA METODOLOGIA DSOP: UM ESTUDO JUNTO AOS ARTESÃOS DA ASSOCIAÇÃO COSTA LESTE DE ARTESÃO DE MATO GROSSO DO SUL (ACLAMS)

Marçal Rogério Rizzo, Silvio Paula Ribeiro, Reinaldo Aparecido Domingos, Aline Alves Andrade de Aquino

Resumo


A educação financeira tem sido, na atualidade, tema de reflexão e discussão, potencializado, no Brasil, em razão das crises econômicas e do apelo ao consumo vivenciado nas últimas décadas. O presente estudo articula uma análise da aplicação de pontos e concepções de educação financeira sob a ótica dos pilares da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) junto aos artesãos da Associação Costa Leste de Artesão de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), localizada no município de Três Lagoas/MS. Parte-se da premissa de que a maioria dos artesãos ligados à ACLAMS necessitariam de mais conhecimentos ligados à educação financeira, especialmente em aspectos que tenham aderência com a metodologia DSOP. Para validação dessa hipótese, foi aplicado, no mês de novembro de 2020, um questionário com questões abertas e de múltipla escolha junto aos artesãos, constatando-se que eles têm pouco conhecimento de temas relacionados à educação financeira e finanças pessoais, bem como suscitando a necessidade de aprimoramento dos conhecimentos e atitudes dos artesãos no que tange à educação financeira.


Palavras-chave


educação financeira; DSOP; finanças; ACLAMS

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p62-81.2021

Direitos autorais 2021 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.