ANALISANDO CRENÇAS E CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA SOB A ÓTICA DOS PILARES DA METODOLOGIA DSOP: UM ESTUDO JUNTO AOS ARTESÃOS DA ASSOCIAÇÃO COSTA LESTE DE ARTESÃO DE MATO GROSSO DO SUL (ACLAMS)
Resumo
A educação financeira tem sido, na atualidade, tema de reflexão e discussão, potencializado, no Brasil, em razão das crises econômicas e do apelo ao consumo vivenciado nas últimas décadas. O presente estudo articula uma análise da aplicação de pontos e concepções de educação financeira sob a ótica dos pilares da metodologia DSOP (Diagnosticar, Sonhar, Orçar e Poupar) junto aos artesãos da Associação Costa Leste de Artesão de Mato Grosso do Sul (ACLAMS), localizada no município de Três Lagoas/MS. Parte-se da premissa de que a maioria dos artesãos ligados à ACLAMS necessitariam de mais conhecimentos ligados à educação financeira, especialmente em aspectos que tenham aderência com a metodologia DSOP. Para validação dessa hipótese, foi aplicado, no mês de novembro de 2020, um questionário com questões abertas e de múltipla escolha junto aos artesãos, constatando-se que eles têm pouco conhecimento de temas relacionados à educação financeira e finanças pessoais, bem como suscitando a necessidade de aprimoramento dos conhecimentos e atitudes dos artesãos no que tange à educação financeira.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p62-81.2021
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