A PERCEPÇÃO DE CONSUMO SUSTENTÁVEL ENTRE CONSUMIDORES

Autores

  • Weslley Sales Nascimento
  • Rafaella Alves Medeiros Alvarenga
  • Alyne Oliveira do Vale
  • Rebeca Maria Bruno Montenegro

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v4i2.p49-60.2015

Palavras-chave:

Consumo sustentável, Consumidores, Desenvolvimento sustentável, Sustentabilidade

Resumo

Esta pesquisa buscou explanar a importância do consumo para que se consiga alcançar o desenvolvimento sustentável. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos de sustentabilidade e do comportamento do consumidor. O estudo é direcionado pela seguinte questão-problema: Qual a percepção dos consumidores universitários sobre o consumo sustentável? O objetivo geral deste estudo consiste em investigar qual a percepção dos consumidores universitários sobre o consumo sustentável. Como metodologia, foi realizada uma pesquisa de campo junto a consumidores de uma determinada Instituição de Ensino Superior localizada em Fortaleza-CE, aplicando-se um questionário baseado na pesquisa survey. A pesquisa foi realizada com 149 consumidores matriculados na IES em questão. Os dados coletados foram confrontados com a teoria para desenvolvimento da análise dos resultados. Ao final deste estudo, foi possível constatar que os consumidores questionados, quase em sua totalidade, sabem o significado de sustentabilidade e se preocupa com o futuro do planeta. Porém, maior parte deles praticam ações de consumo sustentável ainda de uma forma bastante tímida, muitos ainda não buscam mudar hábitos, a fim de se ter um posicionamento de consumo sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Edição

Seção

Artigos