Análise de variância como suporte para a Filosofia Lean na fabricação de gesso
DOI:
https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v14i1.p104-119.2025Palavras-chave:
ANOVA, Heijunka, Lean, gesso, AraripeResumo
Considerando as diversas abordagens que são propostas e dispostas para aplicação nas indústrias dos mais variados setores, pode-se citar a estatística como uma das mais consolidadas. Trata-se de uma área que pode contribuir com uma gama de testes e tratamento de dados. Por outro lado, a Filosofia Lean possui um leque de ferramentas que viabilizam a redução de desperdícios. Nesse sentido, o presente artigo objetivou utilizar informações estatísticas para projetar o nível de produção de sacos de gesso, em uma calcinadora pernambucana. Nesse contexto, a avaliação estatística somada à abordagem proposta pelo Lean Manufacturing justifica-se diante da necessidade de proposição de melhorias no processo produtivo do gesso. Trata-se de um enfoque metodológico híbrido, que une duas vertentes a favor do caso analisado. A maior parte das empresas da região carece de estudos e métodos que proporcionem ganhos efetivos em qualidade e produtividade dos processos internos. Quanto aos objetivos, esta pesquisa pode ser enquadrada como exploratória e, em relação aos procedimentos técnicos, a pesquisa classifica-se como sendo um estudo de campo, pois busca aprofundar o debate acerca da realidade específica do Arranjo Produtivo Local (APL) do Gesso, em Pernambuco. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases: inicialmente,as análises estatísticas foram executadas e, posteriormente, os dados da produção obtidos foram submetidos ao processo de nivelamento, com o método Heijunka. Definiu-se o nível de produção local em 10.000 sacos para cada linha de produção. Com isso, haverá uma quantidade de 500 sacos produzidos acima da demanda, que serão tratados como estoque de segurança. Pode-se evidenciar a associação possível de informações estatísticas como entrada para ferramentas da manufatura enxuta.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Gestão em Análise

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento particular, de um lado, o CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – UNICHRISTUS, doravante denominado somente UNICHRISTUS, e, de outro,
1) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
2) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
3) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
4) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
5) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
doravante denominado(s) somente AUTOR da OBRA caracterizada como artigo acadêmico, intitulado, têm entre si justo e acertado, na melhor forma de direito, o que se segue:
Ao submeter um artigo à Revista Gestão em Análise - ReGeA, os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC-BY-NC-SA). A licença CC-BY-NC-SA permite que outras pessoas utilizem o trabalho de forma não comercial, desde que atribuam crédito aos autores. Isso inclui a possibilidade de remixar, adaptar e criar novos trabalhos a partir do original.
Os autores concedem à ReGeA o direito de primeira publicação, reconhecendo-a como a editora original do trabalho, dado que isto é importante para a integridade da publicação e para a identificação da fonte inicial. E outorgam à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar a obra das seguintes formas: (1) disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias. (2) divulgar partes e/ou a obra completa com o intuito de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir a obra em qualquer formato, incluindo mídias digitais.
Com essa licença, os autores podem firmar contratos adicionais separadamente para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositórios institucionais ou como capítulos de livros), com o devido reconhecimento de autoria e da publicação inicial na ReGeA. Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seu trabalho online após a publicação na revista, uma vez que isso pode ampliar a visibilidade e o impacto da obra.
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, ao publicar na ReGeA. Os quais afirmam que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo, o que implica que devem garantir que o trabalho seja original e não infrinja direitos de terceiros. Os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando, assim, os termos e condições dessa licença.
Fortaleza, Ceará, ______________de_________________________ de 20______ .
1) __________________
2) __________________
3) __________________
4) __________________
5) __________________
Pelo Centro Universitário Christus (Unichristus):
__________________
















