Impactos da pandemia da covid-19 sobre a adaptação acadêmica, a saúde mental e o bem-estar de alunos universitários

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5252.p43-47.2024

Palabras clave:

Ensino Superior, avaliação de impactos, Pandemia da Covid-19, saúde mental

Resumen

O texto apresenta resultados de uma pesquisa executada para averiguar os impactos da Covid-19 sobre aspectos da saúde mental dos alunos de cursos de graduação, a partir do desenvolvimento do Projeto “Pandemia da Covid-19 na Educação Superior: avaliação dos impactos sobre a saúde mental de discentes e servidores, bem como sobre o desempenho de Instituições de Ensino Superior (IES)", financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (CAPES). A amostra contou com a participação de 5.954 alunos matriculados em cursos de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Centro Universitário Unichristus. Para o aspecto metodológico do estudo, adotou-se o método ex-post facto, com dados coletados por meio de formulário eletrônico disponibilizado via plataforma Google Forms. Os resultados revelaram os impactos da Covid-19 sobre a saúde mental dos alunos de graduação.

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Biografía del autor/a

Wagner Bandeira Andriola, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Universidade Federal do Ceará (UFC); Pesquisador 1B do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Paulo Roberto Melo de Castro Nogueira, Faculdade Integrada da Grande Fortaleza

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Universitário.

Publicado

2024-11-27

Número

Sección

Artigos Originais