POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NO BRASIL E A INSTITUIÇÃO DOS “INDESEJADOS”: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE UM ESTADO DE EXCEÇÃO PARA ESTRANGEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2447-6641oj.v16i22.p56-85.2018

Palavras-chave:

Discriminação, Estado de exceção, Homo sacer, Imigração, Lei de Migração

Resumo

A participação dos imigrantes na I Conferência sobre Migração e Refúgio resultou em um levantamento circunstanciado da situação de restrições a direitos a que estão sujeitos no Brasil. Evidenciou-se, igualmente, que tais restrições são consequência de normas e práticas institucionais arraigadas junto aos órgãos brasileiros responsáveis pelo controle migratório. As recomendações apresentadas pelos imigrantes no âmbito da conferência contribuíram para a edição da Lei 13.445/2017, denominada Lei de Migração. A partir do trabalho etnográfico realizado junto a COMIGRAR, este artigo se dedica a um estudo exploratório relativo aos decretos migratórios editados desde o período monárquico, percorrendo o período getulista e suas políticas higienistas e eugenéticas, até o recém-revogado Estatuto do Estrangeiro. A abordagem tem como objetivo evidenciar uma tradição discriminatória que tem levado à precarização do trabalho do estrangeiro no Brasil. De acordo com os conceitos formulados por Giorgio Agamben acerca do homo sacer e do estado de exceção na modernidade, procura-se demonstrar que tal percurso histórico cristaliza práticas oficiais restritivas a direitos, o que pode comprometer o paradigma humanista da nova Lei de Migração.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cynthia Soares Carneiro, Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - USP

Professora de Direito Internacional no curso de Graduação e Pós-Graduação stricto sensu  da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto/ USP, onde também coordena projetos de pesquisa e extensão universitária sobre migração internacional e direito dos imigrantes no Brasil.

Downloads

Publicado

2018-03-23

Como Citar

CARNEIRO, Cynthia Soares. POLÍTICAS MIGRATÓRIAS NO BRASIL E A INSTITUIÇÃO DOS “INDESEJADOS”: A CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DE UM ESTADO DE EXCEÇÃO PARA ESTRANGEIROS. Revista Opinião Jurídica (Fortaleza), Fortaleza, v. 16, n. 22, p. 56–85, 2018. DOI: 10.12662/2447-6641oj.v16i22.p56-85.2018. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/opiniaojuridica/article/view/1728. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

PRIMEIRA PARTE - DOUTRINA NACIONAL